Conheça a cromoterapia e como ela interage com a meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Momentos de descanso e meditação são essenciais para a nossa saúde física e mental. Mas como desacelerar diante de um dia a dia tão atarefado e cansativo?

Parece incrível, mas elementos simples, como as cores, podem intervir nesse processo. Quando interpretados pelo cérebro, alguns tons transmitem sensações de tranquilidade, calma e bem-estar. Não é à toa que as vibrações cromáticas são utilizadas para curar e energizar há muito tempo, desde as antigas civilizações da China e Índia.

Neste post você vai entender melhor o que é a cromoterapia e como aliar essa técnica à meditação para encontrar mais equilíbrio emocional.

O que é cromoterapia?

A cromoterapia (também conhecida como “terapia das cores”) é uma ciência reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como uma modalidade de cura vibracional não invasiva. Essa técnica está bastante presente em consultórios de saúde alternativos.

Ela parte do princípio de que as cores desempenham um papel significativo em como o ser humano se comporta e responde aos estímulos externos. Já reparou como algumas pessoas têm tonalidades preferidas para roupas ou acessórios que as deixam mais confiantes? Ou como as cores escolhidas para decorar a casa estão totalmente relacionadas à personalidade e energia do morador?

Esses exemplos ajudam a indicar como se dá a resposta psicológica estimulada pela vibração das cores. A partir dela, é possível entender por que tantos artistas (como Michelangelo e Rembrandt) usavam tons distintos para transmitir mensagens pessoais em suas obras. Inclusive, muitas vezes, a cromoterapia também é utilizada por psicólogos para traçar e entender perfis individuais.

Como o uso das cores pode afetar o dia a dia?

Todas as cores do espectro solar (o que conhecemos como “cores do arco-íris”) apresentam propriedades curativas únicas, que exercem diferentes efeitos na mente e no corpo:

Amarelo

É a cor da alegria, criatividade e poder. Sua energia é muito benéfica para pessoas tímidas ou que apresentam dificuldades de conviver em harmonia com seu lado emocional. Também é efetivo para o tratamento da artrite e reumatismo.

Azul

A cor azul desperta o sentimento de paz e relaxamento, por isso, é bastante usada em tratamentos contra a insônia, ansiedade, tensão e estresse.

Laranja

O laranja traz vitalidade ao organismo, representando o otimismo, energia e expansão. Consequentemente, exerce boa influência nos relacionamentos. Essa é uma boa cor para quem deseja conhecer pessoas e até se apaixonar, já que suas vibrações favorecem a segurança e autoestima.

Verde

O verde é uma das primeiras cores a ser identificada pela retina humana. Conhecida por influenciar a estrutura celular, essa cor representa a cura de doenças em geral e é muito recomendada para o aumento da imunidade e harmonização de todo o organismo.

Vermelho

Como uma cor quente, o vermelho estimula o fortalecimento de sentimentos como vitalidade, energia e paixão. Por promover bastante agitação, é mais presente em academias, boates e centros esportivos.

Violeta

O violeta é uma cor de caráter espiritual, bastante usada para acalmar o sistema nervoso e amenizar sintomas de sentimentos negativos que ficam acumulados no corpo. Ótima para tratar a angústia, raiva, melancolia e depressão.

Como a cromoterapia interage com a meditação?

Tanto a cromoterapia quanto a meditação são técnicas eficazes para relaxar a mente, minimizar as tensões emocionais e proporcionar uma vida com mais bem-estar. Já que ambos os métodos são energéticos, eles podem ser utilizados pelo seu praticante ao mesmo tempo para que uma prática potencialize os efeitos da outra.

Para beneficiar o organismo e a mente, a cromoterapia foca em proporcionar o alinhamento dos chakras, que são vórtices de energia distribuídos por todo o corpo. Cada um deles se relaciona com uma determinada cor diferente.

A meditação, por sua vez, funciona como um portal para que a energia dessas cores possa ter acesso ao subconsciente e à parte mais profunda de nós, onde se dá a conexão entre mente e corpo.

Sendo assim, a visualização de cores ou utilização de outras técnicas semelhantes durante a prática da meditação pode fortalecer muito o potencial terapêutico, especialmente no processamento de emoções.

Quais são os benefícios da cromoterapia com a meditação?

Como você já sabe, a cromoterapia é capaz de aliviar diversos desconfortos e doenças que afetam corpo e mente. Nesse contexto, a cor utilizada pode absorver a dor da pessoa, proporcionar mais energia e até favorecer o seu fluxo, com a melhora da circulação sanguínea ou ritmo cardíaco, por exemplo.

A meditação ajuda a manter a consciência no momento presente, favorecendo a criação de um estado de atenção plena que melhora o astral e as funções cerebrais, acalmando o organismo.

Quando ambas as técnicas estão bem alinhadas, é possível perceber benefícios como equilíbrio mental, bom humor, calma, tranquilidade, melhora nos quadros de ansiedade, estresse, depressão e na qualidade do sono. Para isso, porém, é preciso que as sessões sejam feitas regularmente.

Que tal experimentar aliar a cromoterapia à meditação durante algumas semanas e anotar as sensações que obteve com esse tratamento?

Como usar as cores na meditação?

A aplicação da cromoterapia pode variar bastante, incluindo o uso de lâmpadas coloridas, banhos de luz e até mesmo a escolha das vestimentas usadas pelo praticante. No entanto, o simples fato de imaginar e focar em uma tonalidade específica durante a meditação já é suficiente para desencadear a força terapêutica das cores.

Para isso, recomenda-se que você saiba o que cada cor representa para encontrar aquela que mais combine com a sua necessidade ou vontade no momento. Visualize a cor escolhida enquanto medita, permitindo que seu fluxo percorra todo o corpo.

Se você estiver muito cansado ou estressado depois de um dia cheio, por exemplo, feche os olhos e visualize a cor azul ao inspirar profundamente pelas narinas, mentalizando os raios da cor penetrando em seu organismo. Você perceberá a eliminação da inquietação em seu corpo quase instantaneamente.

No aplicativo Zen, é possível encontrar meditações combinadas com a cromoterapia para ajudar a colocar seus pensamentos no lugar e proporcionar mais paz para sua rotina. Experimente você mesmo! Baixe o ZenApp com 7 dias grátis e comece a sua busca por uma vida mais saudável e feliz.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!