Conheça 5 tipos de ioga e suas características

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Hatha, iyengar, vinyasa, kundalini, ashtanga. Se você já procurou por aulas de ioga, certamente já deve ter encontrado alguns desses termos pela frente. Atualmente há diferentes tipos de ioga, devido à evolução da prática em vários lugares e pelas mãos de muitos mestres.

Se você deseja conhecer um pouco sobre cada um deles para descobrir com qual tipo mais se identifica, está no lugar certo! Neste post, vamos abordar essa prática milenar e ajudá-lo a descobrir quais as diferenças entre os principais tipos de ioga.

Quer vir com a gente? É só continuar a leitura!

O que é a ioga?

Ainda há pessoas que confundem a ioga com algo relacionado a rituais espirituais. Isso, porém, é um erro. Essa atividade é uma prática física que usa a respiração, as asanas (posições) e a meditação como forma de obter bem-estar e equilíbrio físico e mental.

A ioga tem milhares de anos de tradição. Sua origem é incerta e existem diferentes documentos hindus, alguns do quinto ou sexto século antes de Cristo, que a mencionam. Certo é que ela nasceu na Índia e foi trazida para o Ocidente por meio de gurus, como Yogi Bhajan e Swami Vivekananda.

Entre os principais benefícios que você pode ter ao inserir a prática na sua vida, estão melhora da qualidade do sono, maior capacidade de concentração, diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, mais flexibilidade e força muscular.

Quais são os diferentes tipos de ioga?

Ao longo dos séculos, a ioga foi se desenvolvendo de forma diferente nas várias regiões da Índia, e cada guru foi adaptando a prática à sua verdade, acrescentando novos conhecimentos. É por isso que hoje há tantos tipos. Quer conhecer os principais?

1. Hatha

É um dos primeiros tipos de ioga desenvolvidos e dele derivaram várias práticas que conhecemos no ocidente. As aulas trabalham menos posturas e há mais pausas entre cada um dos exercícios. É uma linha que trabalha o alinhamento do corpo, a respiração e o equilíbrio.

2. Iyengar

Essa é uma das linhas derivadas da hatha ioga. No iyengar, há uma grande preocupação com a técnica de execução das posturas, para que cada asana proporcione o máximo de benefícios, tanto em termos físicos, como de equilíbrio mental. Cada postura deve ser sustentada por um tempo maior, o que promove melhora em condições como dores nas costas.

3. Integral

A ioga integral trabalha as diferentes dimensões do ser humano: a parte espiritual, a mental e a física. As aulas são dinâmicas e podem se adaptar às necessidades do aluno (ou do grupo). É o tipo de ioga mais indicado para quem deseja alcançar a mente sã no corpo são.

4. Kundalini

Popularizada por Yogi Bhajan, um discípulo de ioga do norte da Índia, esse é um tipo da prática que tem maior foco na meditação. Os pranayamas (exercícios de respiração) e a entonação de mantras também têm um papel importante. As aulas duram cerca de 1h30 e todas elas têm um tempo dedicado à meditação, depois da prática física.

5. Ashtanga

É um dos tipos de ioga mais intensos no que diz respeito à prática física. Existem 6 séries fixas de exercícios, que vão progredindo de acordo com a evolução do aluno. Cada pessoa faz as séries no seu próprio ritmo, e a função do professor é orientar cada um quanto à execução correta de cada postura. As aulas exigem muito condicionamento físico, e os alunos suam bastante.

Qual aula devo fazer?

É importante destacar que não existe um tipo melhor ou pior de ioga. Todas as linhas oferecem benefícios e promovem bem-estar e qualidade de vida. Assim, você deve escolher qual tipo fazer de acordo com seu perfil, seus interesses e com qual linha se identifica mais.

Faça aulas experimentais de vários tipos de ioga, veja qual mais se ajusta com você e seu estilo de vida e abrace a prática no seu dia a dia. Os benefícios são muitos! E, para saber mais sobre este e outros assuntos, assine nossa newsletter e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!