Como transformar sua varanda em um espaço zen

Por Felipe Cincinato

Tempo de leitura: 4 minutos

Varandas, sacadas e terraços adicionam verdadeiros pulmões ao layout geral de qualquer apartamento. Apesar de sabermos disso, eles continuam sendo os espaços mais negligenciados e subutilizados, e há até quem sequer pise nestes ambientes no dia a dia. 

Dada a agitação da vida cotidiana, transformar estes lugares em um oásis pacífico pode ser uma boa saída para encontrar seu cantinho de paz diária. O desafio é transformar esses espaços, muitas vezes esquecidos, em ambientes bonitos e convidativos.

Especialmente para o estilo de vida dos apartamentos urbanos, as varandas são as únicas “áreas externas” em si.

E não importa o tamanho, até a menor das varandas do menor apartamento pode ser transformada em um santuário exclusivos para se refugiar. Várias ideias de sacada podem ser empregadas para adicionar personalidade e estilo a estes espaços e torná-los o local mais agradável em suas casas, um verdadeiro espaço zen. 

Você pode facilmente levar a decoração da sua casa um passo adiante com uma varanda de inspiração zen, e além disso, dar a si mesmo um espaço para estar em harmonia com a natureza.

Aqui estão algumas inspirações da decoração oriental para levar o zen à sua varanda:

1) Pisos 

Uma característica marcante da decoração zen é o piso, geralmente em madeira. Enquanto a varanda ou o terraço já pode ter um piso vitrificado ou um piso de pedra, um piso de madeira pode ser feito em uma área selecionada que dá à sua varanda outra zona e o clima oriental certo desde o início. Se sua varanda é aberta, o piso de madeira adequado para áreas exteriores é crucial. 

É importante notar que o piso de madeira é tão adequado para decorações modernas quanto as tradicionais e muda rapidamente o ambiente, por sua elegância naturalista. 

Você também pode tentar um gramado artificial para uma parte da sua varanda, que é praticamente livre de manutenção e dá uma sensação tão boa quanto a grama natural.

2) Estilo dos móveis

Não é difícil encontrar móveis em estilo zen. O mobiliário oriental é caracterizado por um assento baixo com almofadas macias e uma mesa de centro baixa. Você pode optar por tecidos artesanais, que atendam perfeitamente a uma decoração zen. Se for o caso, invista em móveis que exijam manutenção mínima, feitos de material durável e, de preferência, sejam resistentes à água e aos raios UV.

Outra boa opção é criar um nicho confortável na varanda com bancos de pallet, completos com almofadas ou futons, que podem ser em um tema oriental, ou como você preferir. Complemente-os com uma pequena mesa baixa, também de de pallet, decore com um vaso de cerâmica – quem sabe um bonsai – e alguns queimadores de incenso. Lembre-se de manter as coisas minimalistas!

3) Vasos e plantas

Um elemento importante para levar o zen à sua varanda é a seleção cuidadosa dos vasos e plantas que você adicionaria nessa área. Para um estilo oriental perfeito, escolha vasos pequenos e oblongos, preferencialmente em cerâmica, para a decoração da mesa central. 

Para arbustos e bambus mais altos, considere vasos de rochas ou pedras. Potes e arranjos interessantes para pendurar melhoram a aparência geral da varanda e garantem uma composição harmoniosa. 

Adicione vários pequenos recipientes de pedra cheios de crisântemos, papoilas ou outras de plantio simples para tornar a aparência mais elaborada, ou simplesmente adicione uma pequena bandeja de chão com algumas pedras e um pouco de grama verde.

4) Elemento Água

A água é um elemento importante na maneira de pensar zen e, portanto, uma pequena fonte pode funcionar bem na decoração! A água adiciona a calma e dá à sua varanda ar de unidade com a natureza.

5) Decoração da varanda

Enquanto estatuetas e candelabros adicionam algum estilo aos cantos e tampos das mesas, boas obras de arte darão às paredes o aspecto relaxante perfeito e trarão vida a toda a ideia de varanda zen. 

Invista em algumas boas artes da parede e dê o toque oriental às suas varandas. Mas vá com calma, e certifique-se de não exagerar. Mantenha tudo em linhas organizadas e opte por uma decoração minimalista. 

Por fim, adicione uma pitada final de zen com algumas velas perfumadas, incensos orgânicos e, claro, use a criatividade para acrescentar alguns outros elementos, como lanternas orientais e sinos de vento.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!