Como o Zen App me ajudou a lidar com a ansiedade

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Semana passada recebemos um depoimento lindo da Nayra Biondo, em que ela conta um pouco sobre a sua relação com a ansiedade e sobre como a meditação a ajudou não só a aliviar a ansiedade, mas a ter uma vida mais tranquila e feliz.

Para conhecer um pouco mais da história da Nayra e descobrir como o Zen app a ajudou a lidar com a ansiedade, continue lendo!

Como o Zen App me ajudou a lidar com a ansiedade 

O Zen me acompanha há quase 1 ano, e eu não largo mais.

O transtorno de ansiedade apareceu na minha vida desde muito cedo. Quando terminei o terceiro ano do colégio e fui prestar o vestibular, simplesmente não consegui terminar nenhuma prova (prestei 3 vestibulares).

Na metade da prova começava a passar mal, com tontura, pressão baixa, moleza e isso fazia com que eu entregasse a prova na metade e ligasse para alguém me buscar.

>> Leia também: Sintomas da ansiedade

Naquela época eu até procurei ajuda terapêutica, mas não deu certo. Não me adaptava com as psicólogas em que passei. Resumindo, parei a terapia e também parei de prestar vestibular para universidade pública, e entrei direto em uma faculdade particular.

Porém, no meu segundo ano de faculdade meu pai ficou desempregado, e por conta disso tive que começar a trabalhar para pagar a faculdade. Eu trabalhava em uma loja de roupas no shopping.

Um dia, eu estava no estoque da loja arrumando as caixas, e alguém bateu na porta do estoque e fechou. Fiquei completamente desesperada porque o lugar ficou totalmente escuro — não tinha janela — e eu estava sem celular e sem qualquer tipo de iluminação.

Meu desespero foi tanto que eu não conseguia achar a saída, já que tinha acabado de chegar mercadoria e só haviam caixas naquele lugar, o espaço para andar era pouquíssimo. Eu devo ter ficado cerca de dez minutos lá dentro, mas para mim essa situação durou uma eternidade.

>> Leia também: Ataque de pânico: 4 dicas que vão te ajudar nesse momento.   

Consegui sair, mas naquela época não tinha noção da dimensão que isso poderia causar e tentei esquecer o que aconteceu. O ápice da crise da ansiedade, contudo, foi no quinto ano da faculdade.

Eu já comecei o quinto ano estressadíssima, porque tinha passado na prova da OAB no ano anterior e tinha entrado com mandado de segurança, mas foi denegado. Ou seja, comecei o quinto ano sabendo que teria que enfrentar outra prova da OAB para passar novamente.

Fiquei tão nervosa na primeira prova que obviamente não passei. Foi nessa hora que comecei a estudar para a outra prova da OAB, e isso tudo misturado com o trabalho (trabalhava no período da manhã e estudava no período noturno), provas da faculdade, TCC (trabalho de conclusão de curso), sem contar que inventei de começar uma pós-graduação (loucura é pouco).

>> Leia também: meditações para estudar.

Não dormia direito, não me alimentava bem e muito menos praticava exercícios físicos. O resultado não poderia ser outro: a pior crise de ansiedade/pânico que já tive.

Acordei em uma noite desesperada, sentindo a mesma sensação do dia em que fiquei presa no estoque, e fui direto para janela do meu quarto (morava no quinto andar de um prédio) e simplesmente arranquei a janela. Sim, não me perguntam como, pois, eu não sei até hoje como fiz isso.

Quando arranquei a janela e meus pais acordaram com o barulho e foram correndo pra ver, e eu estava eu com a janela na mão (detalhe: a janela não tinha tela de proteção). Meus pais quase morreram do coração. Eles me contam que eu só gritava que precisava respirar e sair daquele lugar.

Eu lembro somente do final do acontecido, ou seja, eu sentada na cama com os braços todos machucados, e meu pai tentando arrumar a janela. Para mim foi um choque, e ao mesmo tempo um start.

>> Leia também: transtornos de ansiedade

Pensei naquele dia que precisava parar de negligenciar e achar que tudo é normal, e decidi procurar ajuda, mas dessa vez eu fiz diferente. Procurei por psicólogos de acordo com as suas linhas de atuação (comportamental, analítica…), e qual eu acreditava que se encaixava mais comigo. Porque inconscientemente naquele momento eu sabia que estava iniciando um tratamento longo com a psicóloga.

Depois de muita busca encontrei a minha psicóloga, a Cris, um anjo na terra.  Importante reforçar que é necessário que exista identificação com o seu terapeuta ou médico. Foram 5 anos de terapia, e hoje acredito que qualquer pessoa deveria fazer. 

É uma forma de se autoconhecer, e foi com a terapia que entendi a importância de fazer exercícios físicos para saúde mental e não por estética, e a perceber os momentos que estava querendo me desequilibrar e como voltar ao eixo.

O mais importante de tudo e que eu vou levar para o resto da vida foi que através da terapia eu conheci a meditação, e na época o Zen app foi indicação da minha psicóloga.

O Zen app me acompanha até hoje, todos os dias, e eu o utilizo em diversos momentos, como para estudar, relaxar, dormir… sem contar as reflexões, que já me dão uma injeção de ânimo e coragem no início do dia.

Enfim, eu tenho uma eterna gratidão pelos criadores do Zen app, que fazem com que a cada dia milhares de pessoas como eu, tenham um dia e uma vida melhor.  Hoje eu posso falar que o equilíbrio não dá mais lugar para a ansiedade na minha vida.” Depoimento enviado pela Nayra Biondo (@maislev_)

Se você ainda não conhece o Zen, aproveite para baixar agora e descobrir as centenas de meditações, reflexões e outros conteúdos que podem te ajudar, assim como vem ajudando a Nayra!

Inclusive, um dos seus conteúdos favoritos atualmente é a meditação guiada Para Desacelerar, do pacote Para Dormir, guiado na voz da co-fundadora do Zen, Juliana Goes.

PARA DESACELERAR do Pacote PARA DORMIR [PRATICAR AGORA]

tela da meditação guiada para desacelerar e aliviar a ansiedade

Se você também tem uma história sobre o Zen e quer compartilhar, comente aqui embaixo!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!