Aprender a como meditar é mais do que tentar silenciar a mente, é se conectar com a sua essência! Hoje, iniciamos uma série com 3 textos que vão te ensinar a prática de como meditar e usufruir dos seus inúmeros benefícios. Vamos lá?

Fique em uma posição confortável, alinhe sua postura, inspire profundamente e solte o ar lentamente pela boca. Agora vamos iniciar a sua jornada de como meditar!

A RESPIRAÇÃO É IMPORTANTE

Ouso dizer que a respiração é a parte mais essencial quando você inicia o processo de aprender a meditar. Pois ela auxilia em como o seu corpo irá se comportar.

Preste atenção quando, por exemplo, você corre e sente dores próximo à costela, na altura do diafragma. Provavelmente é porque você não está respirando direito. E aquela dor incomoda, você precisa parar de correr e em alguns casos não tem nem vontade de continuar. Tudo isso porque o seu corpo está tendo essa reação de dor e o deixa tenso. Com a meditação também funciona assim, a respiração impacta diretamente pois é ela que de certa forma conduz como todo o seu corpo deve se comportar.

Existem algumas técnicas de respiração que você pode aprender, como o Samavritti Pranayama, que é uma técnica de respiração quadrada. Essa respiração vai te ajudar a ficar mais tranquila nos momentos em que sentir ansiedade.

meditação guiada que age como remédio para ansiedade Smavritti Pranayama do ZenApp

UM DIA DE CADA VEZ

Na primeira tentativa eu ficava balançando os pés e estralando os dedos. Na segunda, eu ia me distraindo com os pensamentos e qualquer barulhinho externo eu abria os olhos. Na terceira eu dormi (mas tive uma noite de sono maravilhosa). A partir da décima primeira tentativa que eu consegui de fato experenciar melhor a sensação de meditar.

Hoje, todos os dias eu separo alguns minutos para meditar. Isso só foi possível pois compreendi que tudo bem não conseguir de primeira, é um processo de conhecimento, algo novo.

Para que você consiga se manter no caminho da meditação, aconselho de coração que você comece com o Programa de 21 dias de Meditação. É um guia para quem quer iniciar a meditar, mas ainda não se sente seguro ou acha que é algo complicado demais. São meditações que vão aumentando a duração a cada dia, assim ao final você estará pronta para desbravar outros tipos de meditações.

MEDITAÇÃO GUIADA COMO MELHOR AMIGA

Uma voz acolhedora para servir como guia na sua prática de como meditar é o diferencial. As meditações guiadas vão se tornar suas melhores amigas, pois elas que irão te guiar. Trazendo reflexões sobre você, seu trabalho, sua relação familiar… Vão te apresentar um mundo de infinitas possibilidades.Além, claro, de ter uma voz amiga ali te ajudando quando você estiver passando por alguma dificuldade ou procurando uma palavra de conforto.

Experimente ouvir a meditação guiada “Xô, estresse”. Perceba que ao final você nem vai se lembrar muito bem o porquê você estava estressado.

meditação guiada xô estresse como meditar zen app

Aprender a meditar é realmente uma questão de prática. É você ir treinando um pouco todos os dias. Cada um tem o seu jeito de como meditar e não há problema nenhum nisso. Aliás, com o passar do tempo você vai descobrindo qual é o seu jeito ideal de meditar.

No Zen, você encontra diversos tipos de meditação, de acordo com a sua necessidade, além de mantras, sons da natureza, orações… enfim, uma série de conteúdos que estão a sua disposição a qualquer momento e com novidades toda semana. Baixe agora mesmo o aplicativo do Zen, disponível para Iphone e Android.

Aproveite para me contar aqui nos comentários como está sendo a sua experiência com a meditação e confira os vídeos do Domingo Zen, da co fundadora do Zen, Juliana Goes.