Como a meditação pode diminuir a solidão

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Mesmo convivendo com várias pessoas durante o nosso dia, a sensação de estar sozinho pode florescer em alguns momentos. Descobrir como lidar e diminuir a solidão é uma das alternativas para se viver com mais tranquilidade e harmonia. Aprendendo a cultivar relacionamentos saudáveis e também praticar o autoconhecimento. 

Se você quer compreender melhor de onde vem esse medo e como a meditação pode ajudar a diminuir a solidão, continue lendo!

O medo da solidão

Ter medo da solidão é algo muito comum, especialmente, nos dias de hoje. Tantos recursos tecnológicos podem sim facilitar nosso dia dia, principalmente, em nível profissional.

Por outro lado, pode, também, retardar os relacionamentos. O presencial acaba se tornando menos importante, porque grande parte das pessoas considera que a “presença” virtual já é o suficiente. 

E como resolver esse impasse? Esse sentimento de vazio e de frustração que situações como esta podem causar?

Sabe-se que a meditação pode trazer benefícios surpreendentes para o organismo. Uma nova pesquisa, feita recentemente, constatou que esta prática também pode ajudar a diminuir a solidão – um dos causadores da depressão. Meditar gera um efeito positivo na vida do indivíduo.

Meditação e solidão

Uma pesquisa realizada nos EUA, analisou 40 adultos saudáveis, nas faixas etárias entre 55 e 85 anos. Estes adultos participaram de um programa de meditação por oito semanas, para estudar se realmente a meditação é capaz de diminuir a solidão.

O programa consistia em reuniões de grupo para a prática de meditação e, também, a prática individual, e acontecia em um retiro.

Os participantes aprenderam habilidades como consciência corporal, percepção de sensações e técnicas de respiração. Recebiam instruções para praticarem a meditação diariamente, por 30 minutos.

Ao terminar o programa, os participantes foram submetidos a um questionário de avaliação, que consistia em medir algumas questões de saúde. As pessoas que meditaram tiveram uma média de pontos mais alta em medições relacionadas à solidão, ao serem comparadas a outro grupo que não praticou a meditação. Os resultados indicaram que meditar pode reduzir o sentimento de solidão.

O autor do estudo, J. David Creswell (da Universidade de Carnegie Mellon), diz que “é importante treinar sua mente, da mesma maneira que você treina seu bíceps na academia”. Para colher os bons frutos da prática da meditação, é necessário se esforçar para manter a rotina de uma prática diária de 15 a 20 minutos.

Como diminuir a solidão

Uma sugestão para aqueles que querem meditar mas não sabem por onde começar, é através das meditações guiadas. Para muitas pessoas, a meditação pode parecer complexo pois elas tem a ideia de que é preciso de imediato silenciar a mente. Outras, não sabem exatamente no que pensar ou se estão fazendo certo. 

A meditação guiada vem para ajudar justamente essas pessoas, por ter uma voz que guia a prática tudo se torna mais fácil e acolhedor. Se você deseja tornar a meditação um hábito para diminuir a solidão, experimente começar com a “Afastando a depressão“, disponível no Zen app. 

Essa é uma das inúmeras meditações que estão disponíveis e que vão ajudar você a ter uma relação de mais amor e carinho com si mesmo, afastando os sentimentos e emoções indesejados. 

Afastando a depressão [Ouvir agora]

tela da meditação guiada "Afastando a depressão" disponível no Zen app para ajudar a diminuir a solidão

Para conhecer os outros conteúdos do Zen, baixe agora para iPhone ou Android. 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!