Como lidar com a frustração de maneira simples e eficaz

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

A frustração é um sentimento de impotência que traz à tona outros sentimentos e sensações. Gera desânimo, baixa autoestima, impaciência, estresse… e como lidar com todos esses sentimentos? Como lidar com a frustração?

Aquela sensação de desânimo e desconforto que nos preenche quando algo não acontece da maneira que gostaríamos surge por conta dela. Se você quer descobrir como lidar de maneira mais leve com as frustrações, continue lendo!

Expectativa x Realidade

Grande parte das nossas frustrações surge por conta das expectativas que criamos. Por esperar mais do que a situação de fato pode proporcionar.

Quando idealizamos o cenário perfeito (e muitas vezes irreal) de algo, temos a tendência de achar que o cenário real na verdade está errado e que a nossa idealização que era a correta.  É necessário que haja um equilíbrio entre expectativa e realidade.

Esse equilíbrio é compreender que existem outros fatores que podem modificar a nossa ideia principal.

Apesar de sermos constantemente estimulados a esperar que as coisas sejam tão perfeitas quanto imaginamos, basta que a gente volte o pensamento para o momento presente. Questionando sobre o porquê de tanta idealização e qual o real motivo para criar tanta expectativa.

Como a meditação pode ajudar a lidar com a frustração

Como comentamos, o equilíbrio entre expectativa e realidade surge através da nossa compreensão sobre eles e nada melhor do que a meditação para nos ajudar nessa tarefa.

Para entendermos de maneira mais clara o motivo pelo qual estamos criando tanta expectativa, devemos voltar o olhar para o nosso interior. Tranquilizar os nossos pensamentos para que ao praticar a Plena Atenção a gente compreenda essas expectativas.

Você vai perceber que o excesso de expectativa vai diminuir cada vez mais, até você chegar ao equilíbrio para lidar com a frustração através da resiliência. No qual você compreende e aprende como lidar com a frustração apesar das adversidades.

PLENA ATENÇÃO [PRATICAR AGORA]

tela da meditação guiada Plena Atenção do Zen App para ajudar em como lidar com a frustração

Sempre que perceber que está idealizando demais algo ou alguém, pratique a meditação guiada de Plena Atenção.

Baixe GRÁTIS o Zen! Descubra outras meditações, mantras, trilhas relaxantes que vão ajudar você a ter uma vida mais equilibrada e feliz. Disponível para iPhone e Android.

Aproveite para ler: Me sinto vulnerável, e agora?, da co fundadora do Zen, Juliana Goes

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!