Como dormir melhor: 4 dicas que vão te ajudar a dormir profundamente

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom sono é essencial para o nosso bem-estar, mas às vezes mesmo cansados, não conseguimos descansar o suficiente. Para descobrir como dormir melhor e fazer as pazes com o seu travesseiro, algumas dicas são importantes! 

Cuidar da alimentação e praticar atividades físicas regularmente são itens importantes para se viver de forma saudável. Entretanto, esquecemos de outra coisa muito importante também nesse processo, que é a nossa qualidade de sono. 

Assim como a alimentação e a atividade física, dormir bem também está diretamente relacionado com a nossa qualidade de vida e bem-estar. Descubra a importância do sono na sua vida e confira dicas simples e bastante eficazes que vão te ajudar em como dormir melhor! 

O sono é importante

Quantas vezes você já dormiu pouquíssimas horas apenas para concluir um trabalho ou ter mais algumas horas do seu dia? Quantas vezes você já não dormiu tarde e teve que se levantar bem cedo, mesmo cansado e com muito sono?

Pois é, por não entendermos a importância do sono para o nosso organismo, vamos reduzindo cada vez mais as nossas horas de sono. Acontece que nutrir essas atitudes, mesmo em curto prazo, pode prejudicar e muito a nossa qualidade de vida.

A privação do sono pode aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão, entre outras. Assim como, o excesso de sono também ser prejudicial. 

Dormir bem é essencial para combater infecções e também para permitir que o cérebro processe informações e armazene memórias. Sabe aquela dificuldade de lembrar de uma determinada situação? Pode estar diretamente relacionado ao seu sono.

Como dormir melhor

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do sono para a sua qualidade de vida, vamos às dicas que vão te ajudar a dormir profundamente! 

1 – Prepare o ambiente

Uma das primeiras coisas que podem te ajudar a ter um sono relaxante é preparar o ambiente no qual você vai dormir. Experimente deixar o ambiente o mais organizado possível e se preferir, invista na aromaterapia para que os aromas possam te ajudar a relaxar e aliviar as tensões do dia a dia. 

Essa simples atitude além de evitar que você se estresse ou fique desanimado ao chegar para descansar, vai fazer com que seu cérebro reconheça esse ambiente como um local para descansar. 

2 – Faça do seu quarto um local apenas para dormir

Muitas pessoas costumam fazer do seu local para dormir, também um local para trabalhar e até mesmo realizar refeições. Porém, é importante que o seu quarto seja apenas para dormir, para que não confunda o seu cérebro e também não se torne um local desanimador. 

Se você costuma se estressar trabalhando no seu quarto, na hora de dormir irá continuar tenso e com as energias dessa situação. Procure fazer do seu quarto um local sagrado, apenas para dormir e namorar. Essa dica vai ajudar você a como dormir melhor mesmo depois de um dia cansativo. 

3 – Crie uma rotina

Sabemos que nem todas as pessoas conseguem dormir e acordar religiosamente no mesmo horário, mas começar o hábito de dormir e acordar em horários próximos vai ajudar a melhorar a qualidade do seu sono. 

É importante ressaltar que é preciso que essa rotina também seja cumprida nos finais de semana, para que o seu organismo comece a de adaptar. 

4 – Pratique uma meditação antes de dormir

Com dificuldade para dormir? Uma boa meditação guiada pode te ajudar! 

A meditação tem inúmeros benefícios, principalmente relacionado ao sono. Além de ajudar no relaxamento necessário, também ajuda a lidar melhor com a insônia e outros distúrbios do sono. Uma sugestão é praticar a meditação guiada “Relaxamento para Sono Profundo“. 

Essa é uma prática rápida, mas que contribui para aliviar as tensões e também relaxar a mente. 

Relaxamento para Sono Profundo [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada para controlar o sono excessivo "Relaxamento para Sono Profundo" do Zen app

Gostou das nossas dicas sobre como dormir melhor? Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais! 

Para descobrir outros conteúdos que vão te ajudar a manter a paz entre você e seu travesseiro, baixe agora mesmo o Zen! Disponível para iPhone e Android. 

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!