Como Desenvolver Inteligência Emocional?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que significa e como desenvolver inteligência emocional? Esse conceito da psicologia ajuda os indivíduos a pensar, sentir e agir de uma forma mais consciente, sem deixar que as emoções controlem suas vidas. Descubra no artigo o porquê praticar!

Como desenvolver inteligência emocional?

Hoje, eu sou capaz de identificar as minhas próprias emoções. E você, também é capaz? 

Antes de desenvolver essa habilidade, acreditava que a inteligência emocional era impossível de praticar. Afinal, como mudar pensamentos e gerenciar meus sentimentos? 

Saber como desenvolver a inteligência emocional é mais do que olhar somente para si. Ela tem a capacidade de fazer compreender, de forma empática, as emoções dos outros. 

Diferentemente do que muitos possam pensar, não há pessoas que já nascem 100% com essa habilidade, pois ela é desenvolvida ao longo da vida!

Confira abaixo três passos que eu faço e que você também pode fazer para te auxiliar na jornada do autoconhecimento

Lide com seus problemas de frente

Como você tem lidado com os desafios que aparecem na sua vida: enfrentando-os ou ignorando-os? Saber como desenvolver inteligência emocional é, acima de tudo, encarar momentos em que a vida ou nós não estamos tão felizes. 

Todos passam por dias assim e o estresse e a ansiedade podem tomar conta dos nossos pensamentos. Porém, aceitar o fato de que está tudo bem não estar bem o tempo todo, e encarar a raíz dos seus problemas, já é um grande passo. 

Passe longe da negatividade

É comprovado que o ser humano tende a pensar mais negativamente do que positivamente. Faça o teste. Se alguém te contar uma notícia boa, mas logo em seguida vir com uma ruim, seu cérebro automaticamente focará no negativo, minimizando o positivo. 

Mas isso pode ser mudado! Independentemente de qual seja a situação, pratique o pensamento positivo. Se há possibilidades de que tudo dará certo, acredite, confie!

Preste atenção em você

O mindfulness é a habilidade de pensar no momento presente, seja observando você ou coisas ao seu redor. Que tal oferecer uns minutinhos do seu dia para a auto observação?

Quando dedicamos um tempo para nós, conseguimos observar como reagimos a certas emoções e como o pensamento impacta nossa vida.

Experimente, ao acordar, ficar cinco minutos sentado ou deitado na cama. Escute seu corpo, as sensações, o calor do seus pés, os movimentos involuntários do seu corpo. Essa prática ajudará você a se tornar mais consciente e a controlar suas emoções.

Mergulhe para dentro de si e encontre, no seu Eu mais profundo, uma versão que você não sabia que existia. Para ajudar, baixe o Zen, um aplicativo voltado para o seu despertar! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!