Como aliviar a insegurança

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Ela surge devagar, as vezes como resultado de alguma situação que não foi bem-sucedida ou do medo de falhar. A pessoa insegura costuma achar que qualquer outra pessoa é melhor do que ela, que suas capacidades não são suficientes. 

Se a sensação de incapacidade e inferioridade tem preenchido os seus dias, saiba que há uma maneira de você conseguir aliviar essa situação. 

Como controlar a insegurança no dia a dia

Como bem sabemos, um dos benefícios da meditação é a capacidade de mentalizar aquilo que queremos e descartar, do nosso pensamento, tudo aquilo que não faz bem a ele. A insegurança é um destes pensamentos que não nos faz bem: pelo contrário, nos traz dúvidas e contribuem para que percamos a autoconfiança. Vamos analisar alguns destes sentimentos ruins e praticar meditações específicas para cada um. 

INSEGURANÇA

Diante do vislumbre do eu, automaticamente nos tornamos mais seguros, pois sentimos que conquistamos para sempre um terreno estável por onde andar. Não importa o que você faça na vida, nem quais são os papéis que você representa: no momento em que você entra em contato com o silêncio, com o verdadeiro Eu, tudo desaparece, e só resta a fonte primordial, que a tudo dá origem.

tela da meditação guiada afirmações para autoconfiança do zen app para ajudar a aliviar a ansiedade

No momento do silêncio e da concentração profunda, nada mais existe, nada mais importa. Lembrar-se disso constantemente traz uma paz muito profunda. O acesso constante a essa fonte orienta o nosso pequeno eu com os valores da verdade, da humildade e da integridade, de modo que possamos viver no mundo da melhor forma possível. É isso o que nos faz verdadeiramente seguros e felizes.

ANSIEDADE

Nada mais é que o medo do futuro. O tão famoso “sofrer por antecipação”, sobretudo por algo que você ainda sabe se realmente vai acontecer ou como vai acontecer. Ansiedade é estar em um lugar que não existe, preso às mil e uma possibilidades da imaginação.

A ansiedade vai, aos poucos, parando de fazer sentido, uma vez que você aprende a estar verdadeiramente presente. Entende que passado e futuro são apenas produtos da lembrança e da imaginação, por isso, não há nada a temer, apenas viver o presente da melhor forma possível. 

tela da meditação guiada reduzindo a ansiedade do zen app para ajudar a aliviar a insegurança

A prática de meditação faz você entrar em contato com o presente da forma mais nua e crua possível. Esse é um dos maiores presentes da prática: a oportunidade de perceber a paz arrebatadora que reside no aqui-agora. É uma experiência que, a princípio, apenas o silêncio profundo consegue proporcionar. Com o tempo, você consegue apreciar esse fenômeno mesmo nas atividades diárias.

DEPRESSÃO

Tristeza, pessimismo, desânimo, baixa autoestima… Qual o sentido de tudo isso? Nos sentimos assim quando nos comparamos com os outros, por exemplo, quando não nos sentimos capazes, quando pensamos que não somos bons o suficiente. Quanto mais olhamos para o silêncio, entretanto, mais vemos o quanto esses pensamentos nos impedem de ver a realidade.

tela da meditação guiada alívio da depressão do zen app para ajudar nos momentos de insegurança

A meditação nos faz entrar em contato com a nossa verdadeira essência, que é o silêncio. O silêncio é simples e, ao mesmo tempo, é a semente de mil possibilidades, que inclusive nos ajuda a trabalhar a nossa insegurança. É o Eu, com “e” maiúsculo. Com a prática, percebemos que somos o todo e ao mesmo tempo uma expressão única dentro desse universo de possibilidades.

Graças a isso, paramos de nos comparar aos outros e passamos a nos concentrar em nos expressar da forma mais autêntica possível.

Baixe GRÁTIS o Zen para iPhone ou Android. Ouça as melhores meditações guiadas separadas por assuntos específicos, perfeitas para o que você está precisando. 

Leia também: Como ter mais amor próprio com 4 dicas incríveis! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!