Benefícios da meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Todos nós já ouvimos falar em como a meditação é relaxante, mas não sabemos ao certo quais são os outros benefícios da meditação e, porque há tanta gente começando a praticar.

Se você quer aprender mais sobre o que é, quais os benefícios e como começar, está no lugar certo. Continue lendo!

O que é meditação

Recentemente muito se fala sobre meditação, mas você realmente sabe o que é?

Alguns acham que meditação é apenas ficar sentado em posição de lótus, com os olhos fechados e sem pensar em nada. E essa é uma versão limitada sobre essa prática que auxilia tantas pessoas no seu processo de autodesenvolvimento.

Acredito que a melhor definição para meditação seja presença. Meditação é estar presente no momento atual. É comum ficarmos com os pensamentos sempre a frente das situações, pensando sobre o amanhã ou remoendo algum acontecimento do passado.

E estar presente é perceber e aproveitar tudo que está acontecendo exatamente agora, neste exato momento.

Será que você está presente enquanto lê esse post?

A meditação é uma prática individual, em que você descobre qual a sua maneira ideal para entrar em estado meditativo. É possível praticar em grupos e até em casal e não existem restrições, todos podem aprender a meditar.

Benefícios da meditação

É possível encontrar diversos estudos e pesquisas que comprovam os benefícios da meditação. Selecionamos 5 deles que vão ajudar você a compreender melhor sobre como a meditação pode ser uma ótima escolha para a sua vida.

  1. Desenvolve a concentração

A meditação também é uma prática que desenvolve o foco e a concentração. Uma vez que aprendemos inicialmente a voltar a nossa atenção para aspectos simples, como a nossa respiração ou partes do nosso corpo. Tudo isso vai estimulando a nossa concentração e o nosso foco.

Com o tempo é possível aplicar ao dia a dia, evitando assim a procrastinação em algumas situações que nos deixam dispersos. Pois, estaremos concentrados e focados na realização de determinada tarefa.

  1. Reduz o estresse

O estresse é resultado de situações em que não conseguimos ter espaço em nossas mentes para avaliar melhor as tomadas de decisões. Quando ficamos sob pressão e sem espaço para compreender as adversidades do dia a dia, vamos ficando cada vez mais estressados e tensos.

Através da prática da meditação é que conseguimos ter esse espaço, mesmo sob pressão. Ela proporciona a sensação de paz e equilíbrio necessária, que são fatores importantes para a nossa saúde. Aliviando toda a tensão da rotina e controlando a pressão sanguínea, fatores que ajudam na redução do estresse.

  1. Controla a ansiedade

Todo mundo já experienciou em algum nível as reações da ansiedade, tanto física quanto mentalmente. Os sintomas da ansiedade podem variar de pessoa para pessoa, mas todos concordam que é algo que pode vir a atrapalhar e muito o dia a dia.

A ansiedade pode ocorrer por conta de algum evento importante ou em alguns casos por conta da preocupação excessiva a todo momento. A meditação ajuda a reduzir esses momentos de ansiedade uma vez que você estará mais concentrado no momento presente, aproveitando o seu dia sem se preocupar com o que está por vir.

E mesmo diante de situações que podem desencadear a ansiedade, você será capaz de controlar os sintomas e se sentirá mais leve e preparado.

  1. Reduz os sintomas do ataque de pânico

Com técnicas de respiração que ajudam a controlar as reações do corpo e o estímulo para nutrir bons pensamentos, a meditação pode ser uma ferramenta complementar no tratamento de síndrome do pânico.

De acordo com a pesquisa publicada pelo American Journal of Psychiatry, a meditação pode diminuir os sintomas referentes aos ataques quando praticada regularmente, assim como a ansiedade.

A pesquisa foi realizada com um grupo de 22 pessoas que foram diagnosticados com transtorno de ansiedade ou ataques de pânico. Eles meditaram regularmente durante 3 meses e desse grupo, 20 pessoas sentiram a diminuição dos sintomas.

  1. Combate a insônia

Se a sua dificuldade está em adormecer ou conseguir ter uma noite de sono profundo, a meditação é ideal. Como sabemos, a prática pode ser extremamente relaxante, tanto para o nosso corpo físico quanto para a nossa mente.

No estudo realizado pela Royal Philips, é estimado que 72% da população brasileira já sofreu ou sofre com problemas relacionados ao sono, sendo o mais comum a insônia.

Em muitos casos a insônia está ligada a agitação da mente, que impede o relaxamento e o descanso adequado. Através da prática é possível acalmar os pensamentos, relaxar e desfrutar de uma noite de sono profundo e restaurador.

Dicas para começar a meditar

Algumas pessoas ainda possuem certa resistência com relação à prática, muitos desistem antes mesmo de começar por conta de alguns mitos sobre meditação. Mas se você ficou empolgado com os benefícios e quer aprender a meditar, separamos algumas dicas!

Para começar, é necessário que você:

  • Encontre um local calmo e que não seja interrompido durante a prática.
  • Sente-se em uma posição confortável, com a postura alinhada. Você pode ficar deitado se preferir, mas no começo é interessante ficar sentado para não acabar dormindo.
  • Feche os olhos e concentre-se na sua respiração.

No começo é normal que você tenha certa dificuldade em lidar com os seus pensamentos ou não consiga prestar total atenção a sua respiração, mas tudo bem. A meditação é uma prática que evolui a cada dia e deve ser realizada todos os dias.

Você sentirá os benefícios da meditação ao praticar regularmente. Por isso, escolha o melhor horário para praticar durante 20 minutos diariamente.

Se você sente dificuldade em se manter 20 minutos meditando, aconselho que comece o Programa 21 dias de Meditação.

PROGRAMA 21 DIAS DE MEDITAÇÃO [COMEÇAR AGORA]

Vários estudos indicam que o tempo médio para tornar iniciar um novo hábito é realiza-lo por 21 dias consecutivos. O programa é totalmente guiado, o que facilita no processo de aprendizado e a duração das meditações vai aumentando um pouco a cada dia.

Com ele a questão de não conseguir controlar os pensamentos ou se manter meditando não irá ocorrer. O diferencial e objetivo do programa é que a meditação faça parte da sua vida de forma natural e transformadora.

Guiado na voz da Juliana Goes, co-fundadora do Zen (app maravilhoso de meditação, com ferramentas incríveis para estimular o seu desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional), ela irá ajudar você a começar e mais, estará te motivando para que você não desista de transformar a sua vida e aproveitar os benefícios da meditação.

tela do programa de 21 dias de meditação do Zen app para descobrir os benefícios da meditação

Não perca mais tempo, aproveite para baixar o Zen agora e começar a sua jornada rumo a uma vida com mais equilíbrio, tranquilidade e motivação. Disponível para iPhone e Android

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!