Bem-estar pessoal: conheça os seus benefícios

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

O bem-estar pessoal é a base que move nossa vida. Se estivermos bem com nosso corpo e nossas emoções, tudo começa a caminhar de forma mais fácil.

Mas, como alcançá-lo em uma rotina estressante, repleta de cobranças e expectativas? No post de hoje vamos mostrar alguns hábitos que podem ajudá-lo nesse desafio. Acompanhe!

Quais são os benefícios do bem-estar pessoal?

Bem-estar pessoal envolve uma série de fatores internos — como seu estado emocional — e externos, que você muitas vezes não possui controle algum.

Por isso, é necessário tratar as questões que você pode ter controle, como suas emoções e a forma como lida com seus problemas.

Além disso, quando você está em equilíbrio consigo mesmo, tudo à sua volta começa a melhorar: a autoestima é elevada, a mente fica mais tranquila e os problemas não parecem tão grandes assim. O bem-estar pessoal traz maturidade de raciocínio, por isso enfrentar as dificuldades torna-se um processo mais natural.

Como alcançar o bem-estar pessoal?

O bem-estar pessoal é consequência de uma série de atitudes que precisa ser cultivada todos os dias. Confira a seguir alguns desses hábitos!

1. Exercícios físicos

A primeira coisa que você deve fazer quando decidir alcançar o bem-estar pessoal é sair do sedentarismo. Por isso, separe um período de seu dia para cuidar de seu corpo.

Você pode fazer caminhadas, corrida, natação, alongamentos, musculação ou qualquer outra atividade que o faça se sentir bem.

2. Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada também faz toda a diferença para o bem-estar pessoal. Alimente-se regularmente e diversifique os alimentos das refeições, combinando fibras, vitaminas, carboidratos e proteínas na medida certa. Com o tempo você vai sentir os efeitos de uma alimentação saudável na sua saúde física e emocional.

3. Leituras produtivas

Aproveitar seu tempo livre com leituras produtivas é uma excelente maneira de elevar seu bem-estar pessoal. Além de proporcionar momentos de relaxamento e lazer, uma boa leitura também aumenta seu vocabulário e repertório cultural.

Você também pode optar por livros que auxiliem na busca pelo autoconhecimento, muito útil para que você descubra suas qualidades e fraquezas para lidar melhor com elas.

4. Busca do autoconhecimento

A melhor forma de realizar um diagnóstico sobre sua vida é conhecer a si mesmo. Entender quais são suas metas, seus sonhos, qualidades, habilidades e fraquezas é excelente para direcionar seus esforços ao que precisa ser melhorado.

Então, que tal separar alguns momentos do dia para refletir sobre suas atitudes, emoções e a forma como você lidou com os problemas? Esse exercício diário vai permitir que aos poucos você entenda a si mesmo e lide com essas questões de forma mais fácil, sem uma cobrança pessoal excessiva.

5. Meditação

Meditar é uma excelente forma de ter mais qualidade de vida e bem-estar pessoal. Além de aliviar o estresse, a meditação deixa a ansiedade sob controle e previne o risco de depressão.

Se você nunca meditou, é necessário entender que os pensamentos negativos e as preocupações dificilmente ficarão de lado de uma hora para outra. Mas, com persistência e disciplina é possível atingir o mindfulness e, finalmente, relaxar a mente.

Para meditar, procure um local tranquilo. Sente-se de forma confortável, coloque uma música calma para tocar e respire fundo várias vezes. Inspire pelo nariz e solte pela boca. Foque neste momento, mas sem analisá-lo! Jamais exija de si mesmo uma prática perfeita. Como dissemos, levará um tempo para que você consiga esvaziar a mente das preocupações, por isso é importante meditar pelo menos 15 minutos todos os dias.

Alcançar o bem-estar pessoal depende bastante de sua disposição para mudar de vida. Se você quer ter mais tranquilidade, qualidade de vida e autoestima, experimente aplicar os hábitos que mostramos neste post. Você certamente vai perceber a diferença na sua vida pessoal e profissional antes do que imagina.

O que você achou das dicas sobre bem-estar pessoal? Compartilhe com a gente suas impressões e experiências nos comentários!

2 Comentários
luis almeida
05/05/2019 às 14:22

Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes com meus amigos!!!

angela do nascimento
15/07/2021 às 21:14

EXCELLENTE ARTIGO…VCS ESTÃO DE PARABÉNS!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!