Ayurveda: o que são os doshas?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você conhece a medicina ayurveda? Com 7 mil anos de tradição, esses conhecimentos milenares estão ganhando cada vez mais espaço no Ocidente. A ideia é simples e consiste na união de práticas que trabalham mente e corpo ao mesmo tempo.

Por atuar de forma integrativa, o objetivo é trabalhar corpo, mente e alma, incluindo massagens, meditação e bons hábitos alimentares. Traduzindo, ayurveda significa “ciência da vida” e tem como foco cuidar do organismo de forma completa e manter a saúde em dia, e não apenas recorrer a remédios após o desenvolvimento de doenças.

Por isso, a prática é recomendada para todas as pessoas, sem nenhuma restrição. Afinal, o cuidado realizado com alimentação, meditação, yoga, purificação e terapias não pode fazer mal para ninguém, não é mesmo? Então, se ficou interessada e quer saber mais, confira a seguir!

O que são os doshas?

A medicina ayurveda considera o perfil biológico para classificar as pessoas em três grupos de doshas: Pitta, Vata e Kapha. Na verdade, todas as pessoas têm esses três doshas em diferentes proporções.

Quando um deles está mais atuante, é possível perceber alterações na saúde. Por isso, o primeiro passo para ter os benefícios da ayurveda é conhecer o seu dosha e buscar cuidados específicos para encontrar o equilíbrio do organismo, como seguir a alimentação indicada para cada caso.

Como funcionam os doshas?

Pitta

Se você tem os olhos claros, a pele oleosa e os músculos bem definidos, então há grandes chances de que você faça parte do grupo com o dosha Pitta prevalecente. 

Elemento: fogo.

Personalidade: as pessoas com o dosha Pitta predominante costumam ser dinâmicas, ágeis e não gostam de ter a opinião contrariada. O empreendedorismo é uma alternativa atraente e de sucesso para esse grupo. 

Fatores presentes quando há desequilíbrio: a inquietação e a irritação logo aparecem quando há desarmonia no organismo.

Alimentação indicada: esse grupo deve fugir de pratos apimentados e salgados e dar preferência aos sabores doces e amargos.

Vata

Dosha representado pelas pessoas com corpo alto e magro. Há maiores chances de desenvolver problemas na coluna.

Elementos: ar e éter.

Personalidade: a criatividade e a imaginação fértil preenchem a mente do grupo Vata

Fatores presentes quando há desequilíbrio: quem tem o dosha Vata em destaque pode sofrer com dores nas articulações, intestino preso e uma grande dificuldade de manter a concentração em um único assunto.

Alimentação indicada: de preferência, o cardápio desse grupo deve ser composto por sabores salgados, ácidos e doces, além de pratos frios.

Kapha

Quem tem esse dosha mais atuante costuma ter fios de cabelos grossos, pele clara e oleosa e tendência à retenção de líquidos.

Elementos: água e terra.

Personalidade: eficiência e boa memória.

Fatores presentes quando há desequilíbrio: a preguiça e a procrastinação são desafios diários para as pessoas com personalidade Kapha.

Alimentação indicada: nada de massas, esse grupo precisa de alimentos picantes e amargos.

Como vimos, os três doshas apresentam algumas características quando estão desequilibrados. É possível ter dois doshas predominantes ao mesmo tempo e pode ser, também, que o dosha mude ao passar dos anos. O fundamental para uma boa saúde é utilizar as práticas da ayurveda para estar em harmonia.

Um dos pontos principais para encontrar o equilíbrio, desenvolver saúde e bem-estar é a prática da meditação. O seu celular pode ser um grande aliado, se você quer agregar esse hábito à sua rotina. Baixe agora mesmo o Zen! Disponível para Iphone e Android

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!