Autoestima: 5 hábitos para aumentá-la!

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabia que a autoestima está ligada diretamente ao real valor que você dá a si mesmo? 

Essa percepção de valor envolve diferentes fatores, como: crenças, emoções e comportamento. Por isso, essa autopercepção pode ser positiva ou negativa, variando de pessoa para pessoa. 

Muitas vezes é difícil ter uma percepção positiva sobre si, mas existem hábitos e atitudes que ajudam a elevar a autoestima. Continue lendo! 

Hábitos que contribuem para elevar a autoestima

A sensação de insegurança, incapacidade e até mesmo a necessidade excessiva em querer agradar o outro são alguns sinais de que a sua autoestima está fragilizada. 

Desde o nascimento, todas as experiências e situações que passamos, moldam a maneira como nos reconhecemos. 

Quando sentimos a real capacidade de concretizar os objetivos pessoais, é o momento em que estamos confiantes e em plenitude, e com a nossa autoestima elevada. 

Mesmo não sendo algo que possa se comprar ou pegar emprestado, existem alguns hábitos e atitudes que contribuem para a melhorá-la. 

1 – Leia afirmações para autoconfiança 

A leitura é um hábito que nos permite adquirir conhecimento e muitas vezes também é uma forma de se inspirar. Seja através de histórias, contos ou crônicas, as palavras conseguem nos transformar. 

Ler afirmações positivas ou frases para autoconfiança durante o dia é uma forma de fazer os nossos pensamentos serem mais positivos e a ter um dia mais feliz. 

2 – Evite se comparar com outras pessoas

A comparação com o outro não é justa, uma vez que temos trajetórias e experiências de vida diferentes. Por isso, evite se comparar com o outro, cada um está em seu processo de autodesenvolvimento.

Como diz Caetano Veloso em uma de suas músicas: cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. 

Faça aquilo que te faz bem e aproveite todas as alegrias e aprendizados da sua jornada. 

3 – Tenha compaixão

Olhe para si com mais amor, principalmente para os seus erros. Como dito anteriormente, cada um está trilhando a sua jornada e nesse caminho nem tudo são flores a todo momento. 

Respeite a dor do outro e também respeite a sua própria dor. Compreenda seus sentimentos, emoções e exercite o segredo do perdão

4 -Viva o agora

Estar presente no aqui e agora é uma construção diária e um hábito que irá trazer inúmeros benefícios para a sua vida, além de elevar a autoestima. 

Quando ficamos preocupados demais com o futuro ou remoendo problemas do passado, a ansiedade pode aparecer em momentos que ela não deveria. 

Uma das formas de se manter presente é através da prática de atenção plena ou mindfulness, como é popularmente conhecida.  

5 – Agradeça! 

Pela sua vida, pelas oportunidades, pelas pessoas que tem ao lado e aquelas que passaram pelo seu caminho. Enfim, agradeça por tudo, até pelos detalhes. 

O exercício da gratidão torna tudo mais leve, além de nos ajudar a enxergar a nós mesmos como merecedores das dádivas da vida. 

tela da meditação guiada "Exercício da Gratidão" para elevar a autoestima

Aproveite para conhecer o Zen app e começar hoje a sua jornada de autoconhecimento!

São centenas de meditações guiadas, programas exclusivos e ferramentas que auxiliam no seu desenvolvimento pessoal. 

Baixe grátis para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!