As 11 dúvidas mais frequentes sobre meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já pensou começar meditar mas por algum motivo se deparou com uma série de dúvidas e não encontrou as respostas?

Já se perguntou se é obrigatório acreditar em Deus ou em algum mestre para meditar? Essa e outras dúvidas sobre meditação serão respondidas neste post. Continue lendo!

As dúvidas mais frequentes sobre meditação

A meditação pode aliviar a ansiedade, reduzir o estresse, relaxar e até mesmo combater a insônia. Entretanto, algumas dúvidas são recorrentes quando falamos sobre ela, é por isso que resolvemos responder as 11 dúvidas mais comuns.

1 – Meditação tem a ver com religião?

Não. Embora a meditação também seja praticada por diversas religiões e discípulos de diversos mestres, a arte de meditar não pertence a nenhum grupo, religião, pessoa ou escola específica.

2 – Qual técnica de meditação que devo utilizar para começar? 

A que lhe agradar mais. Há uma infinidade de técnicas disponíveis para experimentar. Normalmente, o legal é começar com as meditações guiadas que ajudam o praticante a ter mais foco.

3 – Qual a melhor hora para meditar? 

Qualquer hora é boa desde que seja bom para você. No início é interessante escolher uma determinada hora e mantê-la por determinado tempo.

Uma dica importante: comece com um período de quinze ou vinte minutos – se escolher um período muito longo, as chances são de que você desista na primeira semana. O mais importante é a constância da sua prática e não a duração.

4 – Posso praticar sozinho ou tenho que estar em um grupo? 

Você pode e deve praticar sozinho no seu dia-a-dia, mas, a prática em grupo também é muito importante.

5 – O que os Mantras têm a ver com meditação? 

A técnica da repetição de mantras (falados ou cantados) faz com que a mente foque num só ponto. É uma boa alternativa para quando estivermos vivenciando um tráfego muito intenso de pensamentos.

No Zen App você encontra diversos mantras para diferentes propósitos. Experimente escolher um para começar agora mesmo.

tela da meditação de mantras do Zen App

6 – Posso meditar deitado? 

A melhor posição para meditar é sentado, pois, dessa forma há menos chances de cair no sono ou dispersar os pensamentos.

Numa prática de meditação observamos nosso corpo, nossa mente e tudo o que acontece com eles. Se seu corpo estiver doente, no entanto, meditar deitado é uma boa alternativa.

7 – Como sei que estou meditando? 

Meditar é algo que acontece automaticamente quando você se concentra. Não se preocupe com o fato em si, apenas mantenha sua prática.

Mais cedo ou mais tarde o estado meditativo acontecerá – mas é importante não tentar forçá-lo. É como estar apaixonado: quando acontece, você não tem dúvida de que está acontecendo.

8 – Como posso meditar com tanto barulho ao meu redor? 

Meditação não tem a ver com fatores exteriores e, sim, com observar atentamente, relaxadamente e sem julgamento o que quer que esteja acontecendo dentro e fora de você.

Você pode meditar em qualquer situação e mesmo o barulho pode até ser de grande ajuda para lhe manter atento.

9 – Meditação não é alienação? 

Não. A prática da meditação nos torna muito mais perceptivos, não só durante a prática em si, mas também nos outros momentos da vida.

10 – Até quando devemos meditar? Existe algum estado mais elevado em que não precisamos mais da meditação? 

Assim como todos os dias tomamos nosso banho e escovamos nossos dentes, a meditação é para sempre. Não há um estado elevado a se chegar; quando praticamos estamos em paz.

11 – Quando sento para meditar não consigo ficar muito tempo sem me mover. Isso é errado? 

Não. Apenas observe a vontade de se mover e deixe que isso seja a sua meditação. Se precisar se mover, faça-o lenta e atentamente.

Se for necessário, escolha outra posição para a sua prática, talvez num local mais confortável. Existem, inclusive, diversas técnicas ativas de meditação, com intensa movimentação corporal.

Baixe GRÁTIS o Zen para iPhone ou Android. Que tal relaxar ao som da natureza depois de um longo dia estressante, ouvir uma meditação guiada para você ter um sono perfeito ou ler uma reflexão que te dará um novo ânimo?

Aproveite para ler: 3 meditações guiadas para diminuir a ansiedade e o que é meditar.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!