Aprenda a se perdoar de forma verdadeira

Por Fabiana Paixão

Tempo de leitura: 2 minutos

É inevitável que em algum momento iremos decepcionar a nós mesmos. Por isso, se perdoar é importante para que a vida possa ser vivida de maneira mais leve. 

Eu erro, você erra, o seu vizinho erra, o seu chefe erra e até a pessoa mais espiritualizada também erra… todos nós erramos. Reconhecer os nossos erros é um importante passo em direção a nossa libertação e ao nosso autoconhecimento.

Saber olhar com mais compaixão para nós mesmos ao invés de nos julgarmos o tempo todo é o que fará a diferença no caminho do perdão.

Descobrindo como se perdoar

O excesso de culpa afeta o nosso humor, a nossa energia vital, confiança, autoestima e pode agravar a ansiedade. Sendo assim, escolhemos alguns métodos que você pode testar para conseguir perdoar de forma verdadeira.

 1 – Comece com algo pequeno

Sabe aquele pequeno erro que você ainda insiste sendo duro com si mesmo? Tente compreender e enxergar como ele aconteceu e o porquê de você ainda se culpar tanto por isso.

Analise de maneira como se outra pessoa o tivesse feito, para que você não comece a trazer os pensamentos de culpa à tona. Perceba que há um outro lado da história e que vendo como outra pessoa aquilo talvez não devesse drenar todas as suas energias assim.

2 – Assuma a sua falha

Fingir que nada aconteceu não torna as coisas mais simples, pelo contrário pode acabar complicando ainda mais. Reconheça a sua falha, o seu erro e tome isso como um aprendizado para que não ocorra novamente.

Complete a seguinte frase em voz alta ou se preferir escreva: eu sou responsável por…

E permita-se sentir os sentimentos e emoções que podem vir a tona. Após, continue em voz alta ou escrevendo: mas NÃO me responsabilizo por…

Que podem ser interpretações erradas que outras pessoas tiveram ou reações exageradas. Perceba o alívio que irá sentir ao entender que você não é responsável por se culpar ainda mais. 

3 – Pratique o Ho’Oponopono

Já comentamos em outros momentos sobre essa técnica de cura havaiana. A prática do Ho’Oponopono é essencial para você que está em busca de perdoar a si ou outro.

Seja uma situação ou uma pessoa, ouça agora e sinta todo o poder do perdão preencher o seu ser.

Ho’oponopono – O Segredo do Perdão [OUÇA AGORA]

tela da meditação guiada hooponopono o segredo do perdão para aprender a se perdoar

Pratique essas dicas acima sempre que sentir a necessidade de se perdoar ou perdoar alguém.

Se você ainda não conhece o Zen, aproveite para baixar agora mesmo. Descubra essa e outras práticas meditativas que são capazes de transformar a sua vida.

Aproveite para ler: Ayuverda o que são doshas?

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!