Alimentação Ayurveda — Descubra a Importância dos Doshas

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabia que existe uma dieta relacionada com os cinco elementos do universo? É a alimentação Ayurveda, criada pelos indianos há milhares de anos e que ajuda a equilibrar o organismo.

Assim que ouvi falar desse jeito de se alimentar, já fiquei curioso para saber no que poderia ajudar na minha saúde e bem-estar. Você também ficou? Então, leia este artigo que eu te explico mais sobre essa tradição tão interessante e inspiradora!

Como surgiu a alimentação Ayurveda?

A alimentação Ayurveda é fruto de um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo. Faz mais de sete mil anos que os indianos detêm essa sabedoria, embora apenas agora isso esteja se popularizando aqui no Ocidente. 

De acordo com essa dieta, que é parte de uma filosofia muito maior, todas as pessoas são influenciadas pelos cinco elementos do universo: terra, fogo, ar, água e éter. Esses itens são representados por três doshas. 

Quando nascemos, tudo isso estava alinhado e equilibrado. Porém, com o passar do tempo, ocorre um desequilíbrio, o que faz com que cada um tenha um dosha mais evidente e algumas características de outro. 

Para entender melhor, conheça os  doshas: 

Vata

As pessoas com o dosha Vata predominante têm o ar como elemento principal e são agitadas, falam e caminham rápido, não gostam de rotina e são muito criativas. No que se refere à saúde, elas são mais propensas a sofrerem com crises de ansiedade, por serem muito preocupadas, além de prisão de ventre, insônia e dores nas articulações. 

Para esse dosha, é indicado adotar uma dieta natural, quente e oleosa. Já os alimentos que podem ser evitados são os frios, secos, leves, gelados e amargos. 

Pitta

No Pitta, o elemento fogo é o que predomina. Os indivíduos que têm mais essa influência têm fome excessiva, atração por desafios e falam muito bem. Além disso, eles não costumam gostar de ser contrariados e, por essa razão, se irritam com facilidade

Por ser um dosha quente, é indicado consumir alimentos secos, frios e crus. Porém, é importante ter cuidado com sabores ácidos, picantes, muito salgados e laticínios gordurosos, pois podem aumentar o elemento fogo. 

Kapha

As pessoas que se identificam mais com o Kapha são bastante tranquilas, relaxadas e tolerantes. Elas costumam ter sono pesado, digestão lenta e dificilmente ficam doentes. 

Para esse dosha, que é associado com a terra e a água, é importante privilegiar os alimentação Ayurveda quente. Por outro lado, vale a pena diminuir o consumo de óleo, laticínios e açúcar refinado. 

E aí, conseguiu descobrir qual dosha mais tem a ver com você e o seu organismo? Independentemente de qualquer coisa, lembre-se de se alimentar sempre bem e prezar pelo seu bem-estar. Assim, você viverá muito mais feliz e disposto, como eu!

Curtiu esse conteúdo? Confira os outros artigos que o blog do ZenApp tem para você!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!