Equilíbrio Emocional

Afinal, como desenvolver a intuição?

mulher com fundo estrelado ao fundo
Written by Zen App

Ao valorizar a sua intuição, você conseguirá tomar decisões com mais sabedoria. No entanto, ouvi-la se tornou um grande desafio nos dias de hoje. Isso porque, na maioria das vezes, damos preferência para dar atenção à lógica e à razão, ou seja, buscamos sempre nos basear em dados concretos, subestimando, assim, a relevância da nossa intuição.

Nesse sentido, precisamos começar a ouvir mais a nossa voz interna para conseguir encontrar soluções mais eficientes para resolver os problemas mais complexos. Mas você sabe exatamente o que é a intuição e quais são os benefícios que ela pode proporcionar para a sua vida?

Para responder a essas e outras questões, pedimos para a terapeuta — formada em psicologia — e youtuber, Amanda Schultz, explicar melhor esse assunto. Vamos lá?

O que é a intuição?

Intuição é a sabedoria que não vem da mente, mas de um lugar muito mais profundo de nós mesmos. É o que permite que, mesmo sem compreender todos os fatos ou analisar racionalmente as situações, esteja presente uma certeza do melhor caminho ou da melhor decisão.

Em suma, ela se caracteriza por uma forma de conhecimento que está dentro de nós. Uma mente intuitiva ajuda a encontrar respostas inovadoras, as quais podem mudar a sua perspectiva de vida.

Segundo pesquisadores da Universidade de Iowa, o “eixo da intuição do cérebro” se localiza no córtex pré-frontal ventromedial, o qual está relacionado ao planejamento de comportamentos e pensamentos concretos, expressão da personalidade, tomada de decisões e comportamento social.

Embora o senso comum ainda considere a intuição como um comportamento de risco, é importante desenvolvê-la, assim, será possível melhorar sua autoconfiança e autoconhecimento.

Qual a importância de desenvolver a intuição?

A intuição tem importância fundamental, uma vez que a mente racional tem uma visão limitada da realidade e é altamente influenciada por suas crenças e paradigmas.

A intuição, por sua vez, está além de crenças e limites, trazendo uma resposta mais clara e verdadeira do que é melhor para o seu caminho. É perfeitamente possível desenvolver a intuição, afinal, ela é parte intrínseca do seu ser e, quanto mais você se conecta com seu eu interior, mais ela floresce.

Nesse sentido, a intuição se torna essencial para podermos ter uma vida bem-sucedida, pois ela nos dá a capacidade de conhecer algo diretamente, sem o raciocínio analítico, fazendo uma ponte entre as partes consciente e não consciente de nossa mente e, também, entre o instinto e a razão.

Como desenvolver a intuição?

Existem algumas ações que ajudam a desenvolver a intuição, tais como:

  • estimular a criatividade, a fim de acalmar a mente cognitiva e permitir que a intuição fale;
  • testar seus palpites para verificar quantas vezes estava certo sobre seus sentimentos;
  • lembrar se algum sentimento já o persuadiu a evitar experiências negativas em sua vida;
  • não se chatear quando tiver um pensamento intuitivo, pois nossa mente costuma argumentar a nossa intuição, em vez de confiar nela;
  • meditar, pois a meditação ajuda você a interpretar melhor a sua intuição.

Como a meditação pode ajudar nessa questão?

Por falar em meditação, é importante dar um destaque maior a essa questão por ela ser a melhor maneira de se desenvolver a intuição. Isso porque é por meio dessa ferramenta que a mente vai aprender, pouco a pouco, a se acalmar e silenciar quando preciso e, assim, ela ajudará a intuição que vem à tona.

Sendo assim, a prática da meditação deve ser diária e é fundamental que se tenha persistência e gentileza consigo, já que a mente, ao longo dos anos, vai sendo condicionada a pensar incansavelmente. É preciso ter tempo e prática para que ela retorne ao seu estado natural, de paz e clareza.

A terapeuta Amanda Schultz conta que, no Zen app, existe uma meditação guiada por ela e o principal propósito dela é desenvolver a intuição, o qual chama-se “Despertar da Intuição”. Para quem realmente quer mergulhar nesse processo e acessar seu poder intuitivo, é recomendável realizá-la todos os dias por 21 dias.

tela da meditação guiada Despertar da Intuição do Zen app

Quais são os benefícios de desenvolver a intuição?

Quando o indivíduo desenvolve a intuição, ele não fica mais à mercê da mente limitada que, ao analisar situações, tende a se perder em preocupações e angústias. Além disso, ele não se deixa levar por emoções intensas, que podem fazer com que ele tome decisões de modo imprudente.

A intuição, quando desenvolvida, permite que simplesmente saibamos o que deve ser feito, sem perder horas esmiuçando cada detalhe e sem ansiedade ou sofrimento. Com isso, a vida passa a ser muito mais leve e fluida. Também é possível evitar as consequências das escolhas que não são as melhores para a pessoa, mas que, por vezes, a mente ou as emoções levam-na a tomar.

Além disso, a intuição pode ser muito vantajosa no mercado de trabalho, pois ela ajuda a detectar possíveis tendências, ajudando os gerentes e empreendedores a pensar “fora da caixa”, deixando o convencional de lado e possibilitando a abertura de novos rumos para o empreendimento.

Quais são as maiores dificuldades para desenvolver a intuição?

Segundo a terapeuta, a maior dificuldade em escutar e desenvolver a intuição está na desconexão do indivíduo com seu eu interior, ou seja, com a parte do seu ser que está muito além da sua mente e corpo.

A maioria das pessoas está tão fascinada pelos próprios pensamentos, hipnotizadas e identificadas com tudo o que se passa em suas mentes, que a voz da intuição é silenciada. É preciso que a mente esteja em um estado de mais clareza e calma, com menos barulho interior. Somente assim, a intuição será ouvida.

As pessoas estão condicionadas a pensar e não a sentir, por esse motivo, a intuição não consegue se desenvolver. Pessoas com baixa autoestima, por exemplo, apresentam muitas dificuldades em acreditar na sua inteligência intuitiva, pois desconfiam de tudo que está relacionado ao seu interior.

A intuição está presente em você o tempo todo e, além disso, ela é fundamental para garantir boas decisões e fazer com que você não fique preocupado com determinadas escolhas. Dessa forma, é de suma importância colocar a meditação em dia para estimular a intuição do seu interior.

Se você quer incentivar a intuição no seu dia a dia e deseja usar a meditação para alcançar esse objetivo, baixe agora mesmo o Zen app para tornar essa ação ainda mais simples e eficiente!

    About the author

    Zen App

    Leave a Comment

    Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

    Descubra seu lado Zen!

    Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
    Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
    Faça parte de nossa lista VIP!

    Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

    Compartilhar