6 dicas para melhorar o foco

Por

Tempo de leitura: 3 minutos

Em um mundo sempre conectado onde com apenas um clique você pode se distrair facilmente, manter o foco pode ser bem desafiador.

A capacidade de se concentrar em algo e direcionar toda a atenção em direção a ele é fundamental para aprender coisas novas e alcançar objetivos em diversas situações.

Se você está tentando terminar um relatório no trabalho ou competir em uma maratona, sua capacidade de foco significa a diferença entre o sucesso e fracasso. Felizmente, o foco é muito parecido com um músculo. Quanto mais você exercita, mais forte fica.

Dicas para melhorar o foco e a concentração

Aqui estão algumas dicas e truques que podem ajudá-lo a desenvolver o foco e concentração.

1 – Avalie o seu foco atual

Antes de começar a querer melhorar seu foco, você precisa avaliar quão forte ele é atualmente.

Seu foco é bom se você:

  • Acha fácil ficar alerta
  • Define metas e divide tarefas em partes menores
  • Faz pausas curtas e depois volta ao trabalho

Seu foco precisa de trabalho se você: 

  • Sonha acordado regularmente
  • Não consegue ignorar as distrações
  • Perde o controle do seu progresso

Se você se identifica mais com as primeiras declarações, então provavelmente já tem habilidades de concentração razoavelmente boas que podem ser ainda mais fortes com um pouco de prática. Agora se, você se identifica mais com as segundas declarações, é preciso trabalhar bastante em seu foco mental.

2 – Elimine distrações

Minimizar fontes de distração geralmente parece mais fácil do que realmente é. Embora possa ser tão simples quanto desligar a televisão ou o rádio, talvez seja muito mais difícil lidar com um colega de trabalho, cônjuge ou filho que está sendo interrompido.

Uma maneira de lidar com isso é reservar horário e local específico e pedir para ficar sozinho por um tempo. Entretanto, nem todas as distrações vêm de fontes externas. Exaustão, preocupação, ansiedade, baixa motivação e outras perturbações internas podem ser particularmente difíceis de evitar.

Certificar-se de que está bem descansado antes da tarefa e usar pensamentos positivos para combater a ansiedade e a preocupação são boas alternativas nesses casos.

3 – Concentre-se em uma coisa de cada vez

Fazer malabarismos com várias tarefas de uma só vez pode reduzir drasticamente a produtividade e dificulta muito a compreensão dos detalhes realmente importantes. Por mais que a multitarefa seja um atrativo para algumas pessoas, nota-se que, na prática ela não funciona muito bem.

Os recursos de atenção são limitados, por isso é importante utilizá-los com sabedoria.

Pense na sua atenção como um holofote. Se você destacar esse foco em uma área específica, poderá ver as coisas com muita clareza. Se você tentasse espalhar a mesma quantidade de luz através de uma grande sala escura, você poderia apenas vislumbrar os contornos.

4 – Viva o presente

É difícil manter o foco quando se fica remoendo sobre o passado, preocupando-se com o futuro, ou se desligando do momento presente por algum outro motivo.

Provavelmente você já ouviu as pessoas falarem sobre a importância de “estar presente”. Manter-se envolvido no aqui e agora mantém sua atenção afiada e seus recursos mentais aperfeiçoados nos detalhes que realmente importam em um ponto específico no tempo.

Você não pode mudar o passado e o futuro ainda não aconteceu, mas o que está fazendo hoje pode ajudá-lo a evitar a repetição de erros do passado e abrir caminho para um futuro mais bem-sucedido. Exercite a presença no seu dia!

5 – Pratique atenção plena

Atenção Plena ou Mindfulness, é um tema muito abordado no momento. Apesar de o fato de que as pessoas praticaram formas de meditação da atenção plena por milhares de anos, seus inúmeros benefícios à saúde só começaram a ser entendidos recentemente.

Praticar a atenção plena pode envolver aprender a meditar, mas também pode ser tão simples quanto tentar um exercício rápido e fácil de respiração profunda.

Experimente conhecer o programa “Atenção Plena em 8 Semanas “disponível no Zen, e descubra como é possível aos poucos ir estimulando a atenção no aqui e agora no seu dia a dia.

tela do programa de meditação "Atenção Plena em 8 semanas" para ajudar em como curar a ansiedade

6 – Continue praticando

Melhorar o seu foco é algo alcançável, mas isso não significa que seja necessariamente rápido e fácil.

Se fosse simples, todos nós teríamos a concentração afiada de um atleta de elite. Mesmo atletas profissionais exigem muito tempo e prática para fortalecer suas habilidades de concentração.

Um dos primeiros passos é reconhecer o impacto que a distração está tendo na sua vida. Se você está se esforçando para alcançar seus objetivos e se deparando com detalhes sem importância, é hora de começar a dar mais valor ao seu tempo.

Ao desenvolver o seu foco, você descobrirá que é capaz de realizar mais e se concentrar nas coisas da vida que realmente lhe trazem sucesso, alegria e satisfação.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!