Ansiedade

5 hábitos atrozes que causam ansiedade. Entenda!

confira 5 hábitos que causam ansiedade, mulher tomando café
Written by Zen App

A ansiedade é caracterizada pelo excesso de preocupação, problemas de sono, tensão, excesso de medos, entre outros problemas. Ela exerce grande influência no comportamento das pessoas, podendo atrapalhar a vida profissional e pessoal.

Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando nosso texto e confira 5 hábitos que causam ansiedade!

1. Uso de estimulantes

O uso de estimulantes — como o tabaco, café, açúcar refinado, refrigerantes e outros produtos que contenham principalmente cafeína em sua composição — tem grande atuação nos estados de agitação e de ansiedade.

O ideal é não consumir estimulantes em excesso para não agravar esse problema. Se possível, até evitá-los ao máximo em seu dia a dia, principalmente durante a noite ou próximo aos momentos de descanso, para que não atrapalhem a qualidade do seu sono.

2. Maus hábitos de sono

Durante a noite, o corpo se recupera e descansa. Portanto, é essencial dormir de 7 a 9 horas por noite e que o seu sono tenha qualidade. A ansiedade geralmente afeta como você dorme, sendo assim, devem ser criados bons hábitos de sono para combater esse problema.

Além de evitar certos tipos de substâncias durante a noite, é importante se deitar todos os dias no mesmo horário, ficar longe das redes sociais na hora de dormir e criar um hábito que estimule o sono, como uma leitura leve e meditação. Esses e outros comportamentos podem auxiliar você a ter uma noite bem-dormida. 

3. Sedentarismo

Não se exercitar regularmente é um hábito que contribui para o aumento da ansiedade. Fazer exercícios pode ser uma tarefa difícil para os ansiosos, no entanto, mudar esse comportamento pode fazer total diferença na sua qualidade de vida.

Praticar atividades físicas leves, de forma regular, proporciona uma vida mais alegre, mais disposta, diminui as chances de sofrer de insônia e também melhora a autoestima. Tudo isso tem um grande impacto em seu dia a dia, seja na forma como você se sente, seja em seu desempenho.

4. Maus hábitos alimentares

Como já dito, o consumo de determinados alimentos contribui para o aumento da ansiedade. Mas não para por aí. A alimentação é um fator de grande influência para o corpo, sendo assim, não tomar café da manhã, pular refeições, não ter uma alimentação saudável e ficar muito tempo sem comer, também são hábitos que prejudicam a pessoa ansiosa.

O corpo tem seus ciclos e metabolismos, que devem ser respeitados para que funcionem adequadamente. Além disso, é essencial não deixar o corpo sem energia suficiente para que ele possa trabalhar durante o dia.

5. Falta de tempo livre

Muitas vezes, devido ao excesso de trabalho acumulado, abrimos mão do descanso e tempo livre para o lazer e atividades prazerosas. No entanto, o corpo e a mente necessitam de uma pausa de trabalho, bem como de um momento para fazer coisas que lhe agradem, como ficar com a família.

A necessidade de descanso e do preenchimento de seus dias com atividades agradáveis e prazerosas é eficaz na redução do estresse e da ansiedade, gerados pela rotina diária de trabalho e obrigações.

Portanto, é preciso mudar os hábitos que causam ansiedade e introduzir em sua vida alternativas para reduzir esse quadro, como meditação, positividade, prática de mindfulness, entre outros. Dessa forma, é possível levar uma vida mais tranquila e de qualidade.

Gostou do post? Então, que tal compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais? Aproveite também para baixar nosso aplicativo.

    About the author

    Zen App

    Leave a Comment

    Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

    Descubra seu lado Zen!

    Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
    Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
    Faça parte de nossa lista VIP!

    Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

    Compartilhar