5 dicas para relaxar mesmo em situações estressantes

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

O estresse é uma tensão mental ou física que faz com que o seu corpo reaja a situações que representam perigo ou desconforto. Ter uma rotina agitada contribui para o desenvolvimento desses sintomas, fazendo com que você fique irritado, dificultando ainda mais a resolução do problema. Para evitar esse tipo de situação, é preciso que você busque dicas para relaxar.

Mas é possível relaxar mesmo em situações estressantes? Sim! Essas técnicas auxiliam no controle dos sintomas de ansiedade, diminuindo os sinais de mal estar, incômodos e irritações causados pelo estresse.

A seguir, apresentamos cinco dicas para relaxar mesmo em situações estressantes. Continue lendo e confira!

1. Respire fundo

Nesse momento, é necessário que você foque somente no seu corpo e sinta a sua respiração. Por pelo menos cinco minutos, feche seus olhos, sente-se em linha reta e, com uma mão na sua barriga, inspire, lentamente, pelo nariz, segure a respiração por alguns segundos e então expire pela boca.

Essa técnica criará uma onda de relaxamento no seu corpo, controlando o seu ritmo cardíaco e eliminando calmamente o estresse.

2. Relaxe os músculos

Quando você fica estressado, os seus músculos se contraem involuntariamente, causando desconforto e tensão, principalmente na região do pescoço, costas e pernas, pois a ansiedade não se manifesta apenas psicologicamente, mas fisicamente também.

Para relaxar os músculos, é importante que você faça algumas sessões de alongamento, fazendo lentos movimentos circulares com os pulsos, tornozelos e pescoço. Com essa técnica, você aliviará as tensões da sua musculatura e, consequentemente, se sentirá mais leve.

3. Converse com outras pessoas

Conversar com outras pessoas é uma das melhores técnicas para aliviar o estresse. Por isso, quando estiver em uma situação estressante, procure alguém de confiança para poder desabafar.

Com uma boa conversa, será possível diminuir a sua sobrecarga emocional. Além disso, você poderá ter uma nova perspectiva do que está acontecendo, abrindo sua mente para encontrar soluções para o seu problema.

4. Sorria e faça algo que realmente goste

Fazer algo que você realmente gosta alivia a tensão e proporciona uma sensação de satisfação. Portanto, se você está estressado, lembre-se de fazer algo que lhe proporcione felicidade, seja a prática de atividades físicas, tocar algum instrumento, ir à praia etc.

Além disso, é importante sorrir. Por mais que naquele determinado momento não seja tão fácil, se esforce. A felicidade contagia e faz com que você consiga realizar suas atividades com mais determinação e motivação.

5. Medite

A meditação diária altera os caminhos neurais do cérebro, fazendo com que você se torne mais resistente ao estresse e, consequentemente, aliviando os sintomas de ansiedade.

Ao meditar, você pode sentar-se no chão, fechar seus olhos e concentrar-se na sua respiração, podendo até mesmo recitar um mantra positivo. Essa é uma técnica simples e que pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Experimente começar com a meditação guiada “Auto-observação“, disponível no Zen. É uma prática simples e que vai ajudar você a relaxar e a lidar de uma maneira melhor diante de uma situação estressante. 

Auto-Observação [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada "Auto-observação" disponível no Zen app

Como você pode perceber, não é necessário passar um dia inteiro em um spa para conseguir relaxar, basta aplicar essas técnicas no seu dia e mudar seus hábitos.

Com o passar do tempo, você notará que a sua qualidade de vida melhorou, pois o estresse e a ansiedade não farão mais parte da sua rotina. Lembre-se de que você merece uma vida tranquila e livre de transtornos!

Gostou das nossas dicas para relaxar? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude seus amigos a também diminuírem o estresse do seu dia a dia. Mas, antes disso, baixe agora mesmo nosso aplicativo voltado para meditação, o qual conta com várias funcionalidades que vão ajudar você a ficar mais relaxado!

2 Comentários
26/10/2017 às 13:49

Ótimas dicas ♥

regiane patrícia
18/06/2019 às 17:24

Muito boa, essas dicas .Um abraço !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!