4 exercícios que ajudam a relaxar e ter uma vida saudável

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Relaxar não é tarefa fácil no mundo em que vivemos, mas com as técnicas certas é possível acalmar a mente. Isso é importante para cumprir nossas obrigações e aproveitar o melhor que a vida pode dar.

Se você precisa dormir melhor, encontrar o equilíbrio interno e diminuir a ansiedade, confira 4 exercícios que ajudam a relaxar que selecionamos para o post de hoje.

1. Meditação

A meditação é uma técnica excelente para quem precisa relaxar a mente. Como o próprio nome diz, consiste em “esvaziar a mente” de pensamentos ruins, ansiedades e expectativas.

Meditar exige bastante dedicação, já que no início pode ser difícil controlar os pensamentos e as emoções. Por isso, tenha em mente que será necessário tempo para se adaptar a essa técnica.

Antes de começar a meditação, escolha um local tranquilo e uma posição confortável. Você pode sentar-se numa cadeira ou almofada confortável. O importante é que seu corpo possa relaxar sem distrações.

É interessante também programar um alarme para que sua prática tenha um tempo determinado. Comece com poucos minutos por dia até que sua mente se acostume com a meditação e você consiga meditar por mais tempo.

Depois de sentar-se confortavelmente, feche os olhos e pense no objetivo que você deseja alcançar: diminuir a ansiedade, a cobrança pessoal, sentir-se bem consigo mesmo ou dormir melhor. Com sua meta no foco de seus pensamentos, respire profundamente pelo nariz e solte devagar com a boca. Concentre-se na respiração e repita várias vezes as inspirações e expirações.

Sempre que sua atenção se desviar deste momento, traga-a de volta. Não analise sua respiração e nem sua prática, apenas concentre-se no momento.

É interessante também realizar meditações guiadas, principalmente se você nunca experimentou esse exercício.

2. Respiração

Algumas técnicas de respiração são incríveis para relaxar. Os pranayamas do yoga, por exemplo, auxiliam no controle da respiração, ampliam a energia vital e promovem bem-estar ao corpo e à mente. Uma das mais eficazes para relaxar é Nadi Shodhan Pranayama, técnica de respiração por narinas alternadas.

Para fazer essa respiração, sente-se confortavelmente com a coluna ereta e os ombros relaxados. Depois, repouse a mão esquerda no joelho esquerdo de forma relaxada. Com o polegar da mão direta, bloqueie gentilmente a narina direita e inspire profundamente pela esquerda. Segure por alguns segundos, troque as mãos e bloqueie a narina esquerda, expirando pela direita. Repita algumas vezes por pelo menos 12 minutos, sempre devagar e com calma.

3. Alongamento

Além de melhorar a mobilidade das articulações e a postura corporal, o alongamento auxilia a relaxar a mente.

É importante que você faça alongamentos no limite de seu corpo. Se você tiver problemas com tendões ou músculos, é importante consultar um profissional antes de se aventurar nas posições, ok?

Para alongar o pescoço, incline a cabeça para um dos lados e segure com as mãos por alguns segundos. Repita do outro lado, para frente e para trás, sempre gentilmente para não causar torções.

Alongue as mãos e os punhos, estendendo os braços à frente delicadamente com a palma da mão virada para frente e dedos para baixo. O alongamento das pernas e panturrilhas deve ser feito sentado, puxando o joelho na direção do peito com as duas mãos por cerca de 10 segundos. Repita 15 vezes em cada lado.

4. Músicas relaxantes

Outra maneira simples de relaxar a mente é ouvir músicas relaxantes. Se você estiver com ansiedade, procure um lugar tranquilo, coloque os fones de ouvido e ouça algumas músicas tranquilas. Você também pode procurar por sons da natureza na internet, como cachoeiras e ondas do mar.

Apesar de muito simples, essa técnica ajuda bastante a acalmar o corpo e a mente em um momento de grande nervosismo.

Praticando diariamente os exercícios que ajudam a relaxar é possível manter a tranquilidade no dia a dia, diminuindo as pressões pessoais, a ansiedade e o estresse. Pratique um pouco todos os dias e perceba a diferença na sua qualidade de vida!

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais? Assim seus amigos também podem ter a chance de relaxar e ter uma vida mais saudável!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!