4 dicas para adquirir autoconhecimento

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Certamente você já se perguntou: “Quem sou eu?” “O que realmente quero da vida e das pessoas?”. Essas questões são fundamentais para o desenvolvimento pessoal, já que o indivíduo pode voltar para si mesmo e avaliar seus medos, desejos e objetivos.

Se você quer se conhecer mais, confira o post a seguir e veja 4 dicas para adquirir autoconhecimento.

O que é autoconhecimento

O autoconhecimento pode ser definido como a capacidade do indivíduo de identificar suas motivações, habilidades, emoções e valores. É conhecer seus sonhos e metas de vida. Embora pareça simples, conhecer a si mesmo exige muita força de vontade, porque significa enfrentar os próprios medos e defeitos também.

Benefícios do autoconhecimento

Ao adquirir autoconhecimento, você será capaz de pensar de forma mais lógica sobre seus planos e poderá planejar seus próximos passos com mais foco e tranquilidade. Confira outros benefícios do autoconhecimento:

Autocontrole

Quando você se conhece, torna-se capaz de resistir aos hábitos destrutivos e desenvolver outros melhores. Um exemplo: se você sabe que compensa frustrações comendo muito, já entende que essa não é a melhor maneira de lidar com os problemas.

Capacidade de tomar decisões

O autoconhecimento permite que você seja capaz de tomar decisões melhores sobre qualquer coisa, das pequenas (como comprar algo que esteja faltando na sua casa) às grandes (mudar de profissão ou escolher alguém para compartilhar sua vida).

Isso ocorre porque você vai saber exatamente o que deseja alcançar e o que pode deixá-lo mais feliz. Dessa forma, poderá focar em suas motivações sem se desviar do caminho.

Resistência à pressão social

Quando você conhece seus valores, você se torna menos favorável a dizer “sim” para tudo e fica mais fácil dizer “não”, se necessário. Isso é muito importante, uma vez que, dizer sempre sim, significa acumular tarefas indesejadas ou até gastar mais tempo e dinheiro em eventos sociais pouco significativos para você.

Dicas para adquirir autoconhecimento

Agora que você já conhece os benefícios de conhecer a si mesmo, confira algumas dicas para adquirir autoconhecimento:

1. Medite

Uma ferramenta poderosa para adquirir autoconhecimento é a meditação. Meditar não significa apenas se concentrar; é algo mais profundo e que exige força de vontade para um treino constante.

A meditação reduz o estresse, traz mais foco e positividade emocional. E isso ajuda a aliviar a ansiedade e permite que você olhe para si mesmo de forma mais serena e com mais clareza.

Você pode começar meditando por cerca de 10 minutos, todos os dias. Escolha um local calmo, sente-se de forma confortável, mas firme, e com os pés bem fixos no chão. Feche os olhos, respire fundo várias vezes e foque apenas em sua respiração.

Mesmo que os pensamentos venham, não foque em dispersá-los. Tente apenas não dar muita atenção a eles e procure concentrar-se em seu corpo. Antes de se sentar para meditar, é interessante parar alguns minutos para relaxar e desacelerar.

2. Faça autorreflexão

Além da meditação, reflita diariamente sobre você mesmo, seus sentimentos e pensamentos no trabalho, em casa, na faculdade e etc.

Faça uma autorreflexão objetiva e honesta sobre você mesmo como pessoa, como funcionário, como gestor, colega, amigo e companheiro. Essa é uma ótima maneira de entender quem você é definir como melhorar o que é necessário.

3. Escreva um diário

Escrever sobre seus sentimentos é outra forma de obter autoconhecimento. Não é necessário escrever absolutamente todos os dias. Entretanto, mantenha uma frequência que permita identificar suas inseguranças e os extremos de seus sentimentos, como raiva, tristeza e euforia. Isso ajuda a organizar sua mente e a definir os próximos passos.

4. Faça uma lista de metas

Outra maneira de se conhecer é definir suas prioridades. Para isso, faça uma lista com tudo o que você deseja fazer. Depois, separe-os em metas de curtíssimo prazo (até 3 meses), curto prazo (1 ano), médio prazo (5 anos) e longo prazo (10 anos).

Você vai perceber que algumas coisas são mais importantes que outras e poderá focar no que realmente precisa ser feito.

Gostou dessas dicas para adquirir autoconhecimento? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse e muito mais!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!