3 Coisas Que Você Faz Errado na Meditação e Não Tem a Menor Ideia

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

“Respire, inspire e preste atenção no movimento do seu corpo.” Há uns anos, só de ouvir essa frase eu já entrava em estado de ansiedade. Praticar a meditação, no começo, foi bem difícil para mim. Afinal, como esvaziar a mente do passado, dos problemas, do futuro?

Calma aí… Você não precisa entrar em um “estado de tela branca” no momento da prática, foi o que um amigo me disse. A partir desse momento, passei a procurar mais sobre as técnicas e vi que fazia muitas coisas erradas, por isso, os benefícios de meditar pareciam não me encontrar. 

Pare agora! 3 coisas erradas que você faz na meditação

Quando comecei a meditação, eu imaginava que me tornaria um daqueles monges budistas, plenos e de bem com a vida. Engano meu!

A prática parecia que mais me estressava do que me deixava em um estado zen. Foi conversando com um amigo experiente em meditação, que me ajudou a identificar alguns erros que eu fazia. 

Você também sente que não está meditando corretamente? Talvez esteja praticando da maneira incorreta. Veja abaixo erros comuns que muitas pessoas fazem:

1. Tentar esvaziar a mente

Já adianto que não dá! A arte da meditação é linda e a beleza se encontra no vai e vem dos pensamentos. Tudo bem eles irem e virem, só não foque a sua atenção neles.

A ideia é perceber que tipo de pensamento vêm a sua mente durante o exercício. Contas para pagar? Briga com o vizinho? Não importa! Deixe-os vir, análise-os e deixe-os ir. Tudo é questão de atenção plena no momento presente. 

2. Meditar somente sentado

A imagem que pode vir à mente, quando pensa em uma pessoa meditando, é ela sentada na posição de lótus, olhos fechados e mãos sobre o joelho.

Descobri que eu podia meditar onde e como eu quisesse, bastava apenas estar com a musculatura relaxada, em posição ereta e praticando a respiração consciente. Ou seja, dá para meditar deitado, esperando o ônibus, dentro do metrô e até tomando banho! 

3. Não buscar auxílio profissional

“Meditar é fácil. É só sentar e fechar os olhos.” Muitos acreditam nessa afirmação e acabam se decepcionando com a prática, pois não procuram entender como realmente funciona e descartam ajuda de quem entende do assunto.

Uma dica que uso até hoje e, inclusive, indico para todos, é o aplicativo do Zen. As meditações guiadas, para quem é iniciante, pode ajudar a alcançar excelência durante o exercício. 

Sem falar que o profissional te ajuda a alcançar níveis de consciência que, sozinho, pode ser mais difícil. 
Aproveite que já está por aqui e conheça os benefícios do Zen App. Faça um teste gratuito de sete dias e tire suas próprias conclusões!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!