Meditação

Técnicas de meditação para iniciantes

mulher em posição de lótus praticando técnicas de meditação
Written by Fabiana Paixão

Existem diversas técnicas de meditação e descobrir qual a ideal para você vai garantir o sucesso das suas práticas, principalmente no seu início de jornada.

Já tentou meditar e se questionou se realmente meditação é algo para você? Talvez você não tenha encontrado uma técnica que lhe deixe confortável e confiante. E por incrível que pareça, encontrar a técnica que mais lhe agrada é também uma forma de autoconhecimento.

Para descobrir quais são as melhores técnicas de meditação para iniciantes e como praticá-las, continue lendo!

O que é meditação

Muito se fala sobre meditação, mas ainda ficam algumas dúvidas sobre o que ela realmente é.

Mais do que relaxar a mente ou concentrar-se em algo, a meditação é uma ferramenta de autoconhecimento e de presença. Podendo ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade, independente da religião.

Sabe aqueles problemas que costumamos ignorar? É através da meditação que aprendemos a compreender e resolvê-los.

A mente que observa a própria mente” – Monja Coen.

Meditar é praticar a auto-observação, olhar para dentro de si e compreender que é responsável por tudo aquilo que pensa. Se você é responsável pelo que pensa, você pode reconhecer e mudar os seus pensamentos e também a frequência deles.

Benefícios da meditação

A cada dia que passa a meditação vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Certamente ao menos uma pessoa próxima a você pratica ou já tentou praticar alguma das várias técnicas de meditação que existem.

Um dos motivos pelo qual a meditação tem ganho toda essa notoriedade está relacionado aos benefícios que a prática proporciona, como:

– Alívio da ansiedade e depressão;
– Desenvolvimento da concentração;
– Redução do estresse;
Equilíbrio emocional;
– Melhora da qualidade do sono;
– Autoconhecimento.

E esses são apenas alguns dos benefícios da meditação, que está sendo alvo de grandes pesquisas para compreender melhor quais são os outros benefícios que a prática pode trazer para as pessoas.

Técnicas de meditação

Existem diversas formas de meditar, cada uma com suas particularidades. Nesse post você vai conferir 4 técnicas de meditação que são ótimas opções para quem está começando na prática ou quer conhecer uma nova forma de praticar. 

Atenção Plena

Essa é uma prática que consiste em ter total atenção no momento presente, com aceitação e sem julgamentos. Prestando sempre atenção nas sensações, nos pensamentos e nas emoções que surgem.

Popularmente conhecida como Mindfulness, a técnica de Atenção Plena faz parte da rotina de inúmeras pessoas, inclusive de famosos, como é o caso da modelo brasileira Gisele Bündchen.

No Zen app você encontra o “Programa de Atenção Plena em 8 Semanas”, um programa completo e desenvolvido exclusivamente para o aplicativo. Nele você vai aprender técnicas para aplicar a atenção plena em seu dia a dia.

Respiração

Simples e poderosa, essa é uma das técnicas de meditação ideal para quem está começando a meditar.

Para praticar você precisa estar em uma posição confortável, fechar os olhos e prestar atenção em sua respiração. Perceba como o ar entra, como o seu corpo se comporta.

Então, para ajudar ainda mais nessa sua prática, experimente ouvir a “Adhama Pranayama”. Uma técnica de respiração que pode ser feita a qualquer momento e em qualquer lugar.

ADHAMA PRANAYAMA [PRATICAR AGORA]

tela de uma das técnicas de meditação disponível no Zen app

Mantra

Bom, sou suspeita para falar, mas o mantra é uma das minhas técnicas favoritas. Pois, a forma como conecto e me sinto confortável praticando mantras é incrível.

Um dos princípios do mantra é a sua vibração sonora que intensifica com a sua intenção ao praticar. São palavras e frequências que possuem um poder enorme.

Um dos meus favoritos é o mantra “Ide Were”. Quando o pratico me sinto transbordando amor e paz.

Dica: Existe um aplicativo de meditação que você também pode desfrutar de outros mantras poderosos para começar.

Meditação guiada

Essa é uma das técnicas de meditação mais famosa para quem está começando a meditar. As meditações guiadas estimulam a concentração e a criatividade, além de guiarem o praticante durante toda a prática.

Então, se uma das suas dificuldades é observar os seus pensamentos, essa é uma técnica que pode lhe ajudar bastante. Além de ensinar para você um pouco mais sobre o que é meditar.

Experimente a meditação guiada para “Autoconexão”, e desfaça o nó que está impedindo você de se conectar profundamente e alcançar os seus objetivos.

AUTOCONEXÃO [OUVIR AGORA]

tela de uma das técnicas de meditação do Zen app - Meditação para autoconexão

Baixe o Zen agora mesmo!

Pratique o autoconhecimento, o desenvolvimento pessoal e o equilíbrio emocional através da prática da meditação na sua vida, comece agora mesmo com o Zen!

Premiado pela Apple e Google como o APP DO ANO, o Zen oferece constantemente uma variedade de novos conteúdos e funcionalidades semanalmente.

Baixe agora. Disponível para iOS e Android.

 

About the author

Fabiana Paixão

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar