É comum que em alguns momentos você acabe sentindo mais cansaço e sono durante o dia. Essa situação pode ter relação com diversos fatores, por exemplo, uma noite mal dormida. Mas será que a única causa para o sono excessivo é não dormir bem? 

Assim como a alimentação e a prática regular de atividades físicas, ter um bom sono é fator essencial para garantir o nosso bem-estar físico e mental. Quando estamos em uma rotina acelerada, com muitas entregas e afazeres para cumprir em determinado momento, vamos (mesmo sabendo que é errado) abrindo mão desses fatores. 

Pulamos algumas refeições, faltamos as práticas e diminuímos a nosso tempo dedicado para dormir. A consequência? Sono excessivo durante o dia, irritabilidade, frustração, ansiedade, dificuldade de concentração e até mesmo falhas de memória. Entretanto, algumas pessoas enfrentam o excesso de sono, mesmo tendo um bom sono, alimentação regular e praticando atividades físicas. 

Para descobrir quais os outros fatores que podem contribuir para essa condição, continue lendo! 

Quando um bom sono não é suficiente

A dificuldade em adormecer ou acordar várias vezes durante a noite pode ser caracterizada como insônia. Um distúrbio do sono que atinge 73 milhões de brasileiros segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS). 

Muitas vezes a dificuldade em dormir está relacionada com uma situação em específico. Um trabalho para finalizar, uma reunião importante no dia seguinte ou até mesmo uma preocupação que acaba “roubando” o nosso sono. Esses são casos pontuais, que se resolvem facilmente e não costumam durar semanas ou até meses.

Se esse for o seu caso, você pode incluir em sua rotina a prática de uma meditação para melhorar a qualidade do seu sono. A meditação guiada “Relaxamento para Sono Profundo” ajuda no relaxamento necessário para um bom sono.

Relaxamento para Sono Profundo [Ouvir agora]

tela da meditação guiada para controlar o sono excessivo "Relaxamento para Sono Profundo" do Zen app

Nas situações em que o nosso sono foi diretamente impactado, é até normal se sentir cansado durante o dia. Acontece que mesmo tendo descansado o suficiente, pode acontecer de sentirmos um sono excessivo durante o dia. Começa com um bocejo atrás do outro, vontade de cochilar ou fechar um pouco os olhos para descansar. 

Essa condição até parece ser inofensiva em um primeiro momento, mas é importante estar alerta. A sonolência excessiva pode colocar a sua vida em risco, ocasionando acidentes. 

Narcolepsia e Hipersonolência

A causa do sono excessivo pode ter relação com: medicamentos, hipertiroidismo, depressão, medicamentos, privação do sono e até mesmo pode ser sinal de narcolepsia ou de alguma hipersonolência.

A narcolepsia é uma doença que afeta os neurotransmissores, provocando um desequilíbrio das substâncias químicas presentes no cérebro. O desequilíbrio causado por ela faz com que a pessoa entre em estado de sono profundo (REM) a qualquer momento. Isso pode ser extremamente perigoso, uma vez que a pessoa pode dormir mesmo que esteja trabalhando ou dirigindo, por exemplo. 

Já a hipersonolência faz com que a pessoa tenha uma vontade incontrolável de cochilar ou dormir durante atividades ou situações do seu dia a dia. O diagnóstico desses e de outros distúrbios deve ser realizado através de uma avaliação clínica e também com realização de exames, como a polissonografia.  

Este post sobre sono excessivo foi útil para você? Então, siga agora mesmo nossas redes sociais para acompanhar mais posts como este, estamos no FacebookInstagram e LinkedIn