Muito se fala, mas você sabe exatamente o que é ter qualidade de vida no trabalho?

Para alguns, ter qualidade de vida no ambiente profissional é ter um bom espaço para descanso, já para outros está relacionado ao salário. Cada um tem a sua visão do que seria ter qualidade de vida nesse aspecto, mas o que poucos sabem é que empresa e profissional precisam caminhar juntos para alcançá-la. 

Descubra o que é ter qualidade de vida no trabalho e 3 dicas que ajudam você a aumentá-la! 

O que é ter qualidade de vida no trabalho

Antes de tudo, é preciso compreender que qualidade de vida por si só é algo subjetivo. Nem sempre o que para você é ter qualidade de vida é a mesma coisa para o outro. Porém, quando falamos sobre qualidade de vida no trabalho existem alguns pilares, que vão além do clima organizacional. 

A qualidade de vida no ambiente profissional está diretamente ligado ao bem-estar geral dos empregados dentro da empresa. É estar em um ambiente que contribui para o seu desenvolvimento profissional, assim como contribui na produtividade. É dar valor ao capital humano, para que o profissional se sinta seguro e tenha as ferramentas necessárias para exercer as suas funções, de forma a contribuir para o sucesso da empresa.

Apesar de parecidos, qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho são coisas totalmente diferentes, mas que caminham juntos quando o assunto é o bem-estar geral. É possível ter qualidade de vida no trabalho e não ter qualidade de vida pessoal, assim como o contrário. Entretanto, quanto ambos estão em equilíbrio a vida flui de forma mais leve e tranquila. 

Como ter qualidade de vida no trabalho

Agora que você já sabe o que é e a importância de estar em um bom ambiente profissional, confira agora 3 dicas vão te ajudar a ter qualidade de vida no trabalho.

1 – Comprometimento

Atualmente, o quanto você é comprometido com o seu trabalho? Chegar no horário, cumprir as demandas solicitadas dentro do horário determinado e daquilo que é possível são algumas atitudes que demonstram a sua responsabilidade e comprometimento. 

Essa é uma das atitudes que as empresas mais valorizam e reconhecem. Demonstrar comprometimento vai ajudar você a se desenvolver e crescer dentro da empresa. As pessoas a sua volta também vão sentir confiança no seu trabalho, consequentemente você sentirá que a sua rotina se tornará mais fluída e toda aquela pressão e estresse no trabalho irá aliviar. 

2 – Nutrir boas relações

Um ambiente harmonioso é um ambiente onde as pessoas nutrem uma boa relação interpessoal. É um local onde as equipes trocam conhecimento e se ajudam, o que faz com que as fofocas e os atritos não aconteçam com frequência. 

É importante destacar que ter uma boa relação não significa ser o melhor amigo dos seus colegas de trabalho, mas ser alguém em que as pessoas enxerguem como um bom profissional. Alguém que possa confiar, que tenha uma boa energia e que contribua para que a qualidade de vida no trabalho seja sempre respeitada. 

Saber trabalhar em equipe também está relacionado a nutrir boas relações, e é algo que irá ajudar você a ter mais produtividade e motivação no seu trabalho. Afinal, se vamos juntos, vamos mais longe! 

3 – Cultivar qualidade de vida fora do ambiente de trabalho

O seu ambiente de trabalho pode ser o local perfeito, mas e a sua vida pessoal? É comum vermos por aí que a vida pessoal e profissional não devem se misturar, mas nem sempre isso é possível. Quando temos algum problema no trabalho, de alguma forma levamos aquela energia para casa e vice e versa. 

Para que você se sinta confiante e realmente bem em todas as áreas da sua vida, é preciso cultivar pequenos hábitos que contribuam para a sua qualidade de vida. Uma ótima dica por onde começar é através da meditação

Uma prática simples e poderosa, que vai ajudar você a se conhecer melhor, acolher as suas emoções e até mesmo lhe dará suporte para lidar com as eventuais adversidades do dia.

Ás vezes estamos com a nossa saúde mental fragilizada, nos vemos estressados e sem autoconfiança e não sabemos ao certo porquê. Isso acontece porque não conseguimos compreender as nossas emoções e sentimentos. Nesses momentos, uma sugestão é praticar a meditação guiada “Acolha suas Emoções“.

Compreender esses sentimentos e ter as ferramentas necessárias para conseguir lidar com elas ,será a mudança necessária para você ter mais qualidade de vida no trabalho e na sua vida pessoal. 

Acolha suas Emoções [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada "Acolha suas Emoções" para ajudar a ter mais qualidade de vida no trabalho

Lembre-se: para ter qualidade de vida no trabalho é preciso que empresa e profissional caminhem juntos. Se apenas um dos lados está se esforçando, não há como nutrir o bem-estar necessário. 

Aproveite para baixar grátis o Zen e descubra outros conteúdos que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Disponível para Android e iPhone