Bem-estar

Qual a importância da alimentação saudável? Entenda mais!

imagem de um prato com legumes e verduras para uma alimentação saudável
Written by Fabiana Paixão

A alimentação saudável tem grande influência na rotina. Por meio dela, é possível ter uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, mais disposição para encarar o dia a dia, dormir melhor e, inclusive, fortalecer o sistema imunológico. 

Mas, infelizmente, não são todas as pessoas que têm consciência da importância de se alimentar bem, dando preferência para alimentos gordurosos e bebidas calóricas, que não só influenciam no peso, mas também a saúde como um todo.

Neste artigo pedimos a ajuda do Christian Wolthers, cofundador do Zen app, para explicar qual é a importância de ter uma alimentação saudável e o que é preciso fazer para torná-la um hábito na sua rotina. Vamos lá?

O que é uma alimentação saudável?

De acordo com Christian, uma alimentação saudável é uma prática que ajuda a manter e melhorar a saúde: “É preciso fornecer ao corpo alguns elementos essenciais para uma boa nutrição. Por isso, a alimentação precisa ter uma quantidade adequada de calorias, fluidos, macronutrientes e micronutrientes”, explica.

Os macronutrientes dizem respeito às gorduras (abacate, oleaginosas, óleos etc.), proteínas (peixes, carnes brancas e vermelhas, ovos, entre outros), e aos carboidratos (batatas, pães, massas etc.). Já os micronutrientes se referem aos minerais e vitaminas, que podem ser encontrados em vários alimentos, como legumes, frutas e verduras.

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Uma dieta balanceada pode trazer diversas vantagens, não só para a sua autoestima, mas principalmente para a saúde. “A maioria das doenças são causadas pelas nossas escolhas alimentares e, por isso, ter uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da nossa saúde”, afirma Wolthers.

Para você entender melhor, vamos destacar os benefícios que ela pode proporcionar ao organismo. Acompanhe!

Previne de doenças

Existem muitas doenças que se originam devido à má alimentação, como é o caso do diabetes, colesterol, hipertensão, gastrite, obesidade e até mesmo o câncer. Nesse sentido, a alimentação saudável se faz ainda mais necessária, pois é ela que fornece os nutrientes para fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, prevenir doenças.

Desse modo, alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, precisam ser evitados ao máximo.

Melhora o nível de energia durante o dia

Já teve a sensação de estar esgotado ainda no início do dia, mesmo após ter tido uma longa noite de sono? Pois bem, isso pode ser um sinal de que você não está se alimentando direito.

Ao consumir alimentos saudáveis o nível de energia durante o dia tende a melhorar, aumentando a disposição física e mental. Com o passar do tempo, é possível perceber um avanço considerável na produtividade no trabalho, e também na prática de exercícios físicos, que são essenciais para ter mais qualidade de vida.

Melhora o sono

Estudos comprovam que uma pessoa que dorme menos de 7 horas por noite pode sofrer danos cognitivos. Sendo assim, além de dormir cedo, preparar a sua cama para uma boa noite de sono  é fundamental ter uma alimentação saudável.

Uma boa dica é incluir na dieta alimentos ricos em triptofano, aminoácido conhecido como provocador do sono. Essa substância estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo relaxamento do corpo. Ele pode ser encontrado em peixes, nozes, peru, leguminosas, arroz integral, aveia, linhaça, entre outros.

Eleva o humor

A melhor maneira de ter uma mente saudável é mantendo um corpo saudável! Uma alimentação adequada contribui para a diminuição da liberação do cortisol (hormônio do estresse), ajudando a melhorar o humor.

Assim, é possível melhorar não apenas a sua rotina, mas também daqueles que o cercam, como amigos, família e companheiros de trabalho.

Como ter uma alimentação saudável?

Para ter uma alimentação saudável é fundamental seguir alguns passos importantes. Veja alguns deles. 

Procure um nutricionista

“A principal dica é procurar um nutricionista para indicar uma dieta adequada ao seu estilo de vida. Depois, deve-se seguir as orientações desse profissional e continuar se mantendo informado.”, sugere Christian.

Lembre-se de conversar com o especialista sobre quais são os seus objetivos e o que você costuma consumir diariamente. Dessa maneira, ele conseguirá verificar exatamente quais são os alimentos que não fazem bem para o seu corpo e, assim, substituí-los por outros que podem ajudar a melhorar o seu bem-estar.

O nutricionista precisa ser enxergado como o seu aliado nesse desafio, já que mudanças de hábito serão exigidas para que você obtenha os resultados que tanto almeja. Além disso, um bom profissional da área prescreverá uma dieta rica em nutrientes para que seu organismo funcione melhor e de maneira mais saudável.

Dê preferência para os temperos naturais

Embora os temperos industrializados sejam muito mais práticos, é preciso evitá-los, pois a maioria deles, têm uma grande concentração de sódio. Portanto, dê preferência para os naturais, como a cebola, salsinha, cebolinha verde, ervas, alho etc.

Uma boa sugestão para quem tem preguiça de cortar esses alimentos todos os dias ou, até mesmo, não tem tempo para isso, é separar um dia e picar a quantidade ideal para a semana, e separá-los em potinhos. 

Não fique sem se alimentar

Com a correria do dia a dia, é muito comum se esquecer de consumir os alimentos no horário correto. No entanto, isso não deve acontecer, já que essa prática pode prejudicar o funcionamento do corpo.

Para ter uma alimentação saudável, é fundamental fazer de 5 a 6 refeições diárias. Além disso, durante o dia é importante consumir frutas, legumes, entre outras opções nutritivas. Assim, o metabolismo se mantém acelerado e você sente menos fome no intervalo das refeições.

Com tantas informações, agora você já sabe como ter uma alimentação mais saudável, não é mesmo? Não deixe de aplicar essas dicas na sua rotina para ter uma mente sã e uma melhor qualidade de vida.

Por fim, vale ressaltar a importância de aliar a alimentação saudável a outras práticas que visam o bem-estar.  A meditação,  por exemplo, pode ajudar a manter uma dieta balanceada, fazendo com que o indivíduo melhore sua relação com a comida. 

Para auxiliá-lo nessa missão, baixe agora mesmo o Zen! Aplicativo voltado para meditação, para lhe ajudar a realizar essa prática de maneira eficiente!

About the author

Fabiana Paixão

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar