Mais comum do que se imagina e por vezes confundida com um ataque do coração, os sintomas do ataque de pânico ocorrem sem aviso prévio e afetam a vida de várias pessoas. 

Apenas aqueles que passam ou passaram por um ataque de pânico sabem o quão dolorosa é a experiência. No post de hoje vamos falar sobre como a meditação pode ajudar na redução dos sintomas do ataque de pânico. Continue lendo!

O que é um ataque de pânico

Muitas pessoas experienciam um ataque de pânico, mas por falta de conhecimento e até por não saber ao certo o que está acontecendo não procuram por ajuda médica.

Sendo um dos transtornos de ansiedade, o ataque de pânico é quando se sente um nível extremo de ansiedade. Para quem nunca experienciou pode ser difícil compreender, assim como é também para pessoas que sofrem constantemente com sintomas do ataque de pânico.

Diante de um ataque, a pessoa tem a certeza que está morrendo. O medo é tão absurdo que os sintomas lembram os mesmos de um ataque cardíaco. Por isso, é comum ver pessoas irem ao pronto de socorro achando que estão tendo um ataque cardíaco, mas na verdade é um ataque de pânico.

Sintomas do ataque de pânico

Os principais sintomas do ataque de pânico são:

– Sensação de sufocamento ou dificuldade para respirar;
– Ritmo cardíaco acelerado, palpitações;
– Sudorese;
– Formigamento ou adormecimento de algumas partes do corpo;
– Dor ou desconforto no peito;
– Medo extremo (de perder o controle, de ficar louco, de morrer…);
– Tremores;
– Dor de estômago,
– Náuseas;
– Sensação de irrealidade;
– Calafrios.

Vale ressaltar que os sintomas podem variar de acordo com a pessoa. Esses são os principais sintomas relacionados a um ataque de pânico. Para descobrir se você já teve ou está tendo ataques, procure atendimento médico.

>> TESTE: Ataque de Pânico, será que já aconteceu com você?

Como a meditação pode ajudar

A meditação é uma prática que está ganhando espaço na vida de muitas pessoas cada vez mais. É uma prática que traz paz interior e relaxamento, tudo que precisamos em um mundo cada vez mais acelerado, não é mesmo?

A American Journal of Psychiatry publicou um estudo que indica que a meditação pode ser eficaz na redução dos sintomas do ataque de pânico quando praticada regularmente.

No estudo, 22 pacientes diagnosticados com ansiedade ou pânico foram submetidos a três meses de treinamentos de meditação. Como resultado, 20 desses pacientes tiverem efetivamente os sintomas reduzidos.

Se você conhece ou sofre com ansiedade e pânico, a meditação realmente pode ser aliada ao seu tratamento. Tente meditar um pouco a cada dia e veja como você se sentirá mais tranquilo e presente no seu dia.

No Zen app, por exemplo, você encontra meditações guiadas para os mais diversos objetivos, inclusive para aliviar esses ataques. Experimente praticar a meditação “Síndrome do Pânico”.

SÍNDROME DO PÂNICO [TESTAR AGORA]

tela da meditação guiada "Síndrome do Pânico" para reduzir os sintomas do ataque de pânico

Precisando de mais tranquilidade? Conheça o Zen!

O Zen é um aplicativo de meditação com ferramentas que ajudam no desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional.

São centenas de meditações em português, inglês e espanhol! Programas exclusivos, infinitas frases motivacionais e uma seção incrível de “Terapia”.

Aproveite e baixe agora o Zen! Disponível para iPhone e Android.