E se você pudesse ter mais clareza sobre o que quer para a sua vida e pudesse realizar tudo aquilo que sempre sonhou? Com o Mapa dos Sonhos é possível!

Pare por alguns instantes e reflita sobre aquilo que você quer realizar nos próximos meses. Não tem muita certeza ou está racionalizando demais todos os seus sonhos?

Então, continue lendo para descobrir mais sobre o que é e como o Mapa dos Sonhos vai ajudar você a alcançar aquilo que deseja!

O que é o Mapa dos Sonhos

A primeira vez que ouvi falar sobre essa ferramenta espetacular foi através da Marcinha Bëllo, do Emana Project.

Em 2015 a Marcinha decidiu mudar e sonhar sem limites sobre tudo aquilo que ela mais desejava para a sua vida, e foi aí que surgiu o Mapa dos Sonhos.

Uma ferramenta que auxilia na visualização daquilo que queremos e que emana a nossa energia vital para que de fato eles se tornem reais.

Por experiência própria, tudo aquilo que colocamos no mapa tem uma energia tão grande que elas de fato se realizam.

Como funciona o Mapa dos Sonhos

Você já deve ter lido por aí que as palavras têm poder. Tudo que falamos, escrevemos e até mesmo pensamos pode ter impacto diretamente na nossa vida.

Isso acontece porque as palavras carregam uma energia com elas e ao utilizá-las entramos em contato. Como consequência, o Universo entende que queremos manter contato com essa energia.  

Digamos que o Mapa dos Sonhos funcione como um intermédio entre você e o Universo. É através dele que você consegue emanar a energia de clareza e desejo daquilo que você quer para a sua vida.

Por isso, nutrir pensamentos saudáveis, ler e falar afirmações positivas e se conscientizar sobre aquilo que se está falando é importante.

Como fazer o Mapa dos Sonhos

Fazer o seu Mapa dos Sonhos é bem simples, mas antes é preciso exercitar algumas outras atividades que vão ajudar você a compreender melhor aquilo que realmente quer. Além de prepara-lo para o momento tão especial que é projetar os seus sonhos sem limites. Vamos começar!?

Particularmente gosto de fazer o processo do Mapa dos Sonhos em dois dias, mas se você sentir confiança pode fazer todos os passos em um único dia.

DIA 1

Como citei algumas vezes no texto, é preciso ter clareza sobre aquilo que realmente se quer. Para isso, segue algumas atividades que a própria Marcinha sugere, servem para eliminar crenças limitantes e despertar o poder da gratidão.

Identifique o que te incomoda 

Em uma folha de papel você vai escrever exatamente TUDO aquilo que te incomoda, sem filtros e sem julgamentos. Apenas coloque no papel tudo aquilo que incomoda você. Sejam situações, características… TUDO!

Desperte o poder da gratidão

Após fazer isso, você irá pegar uma outra folha de papel e irá despertar todo o seu poder de gratidão. Escreva nele todas as coisas pelo qual você é grato, desde as coisas mais simples e que passam despercebidas no nosso dia a dia, por exemplo: ser grato por poder ter água para beber, uma cama para dormir, um teto para morar…

Escreva o máximo de coisas que puder e pelas quais você é grato. Nessa lista de gratidão, gosto bastante de praticar a meditação guiada “Exercício da Gratidão”. Essa meditação me ajuda a conectar com essa energia, além de me lembrar de mais outras mil coisas pelas quais sou grata.

EXERCÍCIO DA GRATIDÃO [PRATICAR AGORA]

tela da meditação "Exercício da Gratidão" para fazer o mapa dos sonhos

Reconheça as suas potencialidades

Feito as duas primeiras listas você irá fazer uma terceira. Nela, coloque todas as suas potencialidades, sempre escrevendo “eu sou” primeiro.

Exemplo: eu sou um ser próspero, eu sou um ser abundante…

Feito essas três listas você vai conseguir se sentir mais leve e confiante, e preparado para a quarta e última lista.

Defina o que quer para a sua vida

Coloque todas as coisas que você quer realizar em sua vida, e que consequentemente irão para o seu Mapa dos Sonhos. Se faça a pergunta: o que eu realmente quero para a minha vida?

Essa quarta lista é fundamental. Através dela que você vai conseguir identificar tudo aquilo que você deseja, todos os seus sonhos e objetivos.

É um momento também de reflexão profunda, para compreender se realmente quer uma coisa ou não, e que não terá problemas se você rasurar.

Então, separe por áreas da sua vida e vá colocando os sonhos que quer realizar nos próximos 3 ou 6 meses. 

DIA 2

Agora sim você poderá fazer o seu Mapa dos Sonhos. Para isso, você irá precisar:

  • Uma folha de papel de qualquer tamanho, cor ou textura e
  • Uma caneta, que pode ser colorida.

Escreva no centro da folha o seu nome completo e a sua data de nascimento. Em seguida desenhe uma seta saindo do seu nome e comece a escrever, com base na lista que fez no Dia 1, os seus primeiros sonhos.

Ao escrever, coloque o máximo de detalhes que puder, como: cores, valores, datas, locais. 

É importante que entre um sonho e outro você deixe um espaço para futuramente agradecer quando fizer outro mapa.

Quando terminar o seu Mapa dos Sonhos, coloque em um lugar que possa sempre visualizá-lo. É interessante colocar em uma parede ou dentro do seu armário, mas caso você não se sinta confortável, apenas o coloque em um lugar em que você não o esqueça.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • As listas do Dia 1 você pode rasga-las e jogar fora, elas servem como auxílio para você aliviar os seus pensamentos e conectar mais com si mesmo;
  • Quando estiver fazendo o seu mapa é importante que não exista rasuras, por isso tenha clareza e faça uma lista paralela como ensinado para não errar;
  • Os seus sonhos precisam estar em frases afirmativas, lembra do poder das palavras? Escreva como se as coisas já estivessem para acontecer, exemplo: eu vou começar a trabalhar em X local;
  • Por questões energéticas, não é recomendado que você tenha dois Mapa dos Sonhos, faça um de cada vez. Assim que 80% estiver concluído ou no momento em que sentir necessidade de fazer outro, agradeça por cada sonho colocado, rasgue o papel e jogue fora;
  • Acredite e sinta ao escrever como cada sonho está a um passo de ser realizado;
  • Podemos pedir qualquer coisa para o Universo, mas às vezes podemos não estar no momento para receber ou talvez não seja aquilo que precisamos e está tudo bem, agradeça mesmo assim!
  • Evite envolver outras pessoas no seu Mapa dos Sonhos, como por exemplo, pedir que tal pessoa comece a namorar com você. Todos nós temos o livre arbítrio e não podemos decidir ou influenciar na vida do outro. Mas, podemos pedir para que os nossos relacionamentos interpessoais melhorem;
  • Faça por onde esses sonhos se realizem, ficar sentada esperando não irá ajudar. O Universo entenderá o recado para que as energias e os caminhos estejam positivos para que você realize. Então, mão na massa!

Ainda não conhece o Zen? Aproveite e baixe agora mesmo! 
São centenas de meditações, sons relaxantes e ferramentas que auxiliam no seu processo de desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional. Disponível para iOS e Android