Meditação

Ho’oponopono: como praticar

mulher em posição de lótus meditanto após aprender como praticar ho'oponopono
Written by Fabiana Paixão

Ter uma vida tranquila, livre de ansiedade, estresse e mágoas é o desejo de muitos de nós. Em meio a uma rotina cada vez mais acelerada e intensa manter-se presente no aqui e agora está cada vez mais distante. Mas você sabia que aprender a como praticar o ho’oponopono pode trazer a tranquilidade e mais inúmeros benefícios para a sua vida?

Descubra o que é, como funciona e como praticar ho’oponopono! Continue lendo.

O que é

O significado do ho’oponopono quer dizer  “limpar aquilo que já não serve mais” ou “colocar em ordem”. A prática de cura havaiana ficou popularmente conhecida depois do lançamento do livro Limite Zero, de Joe Vitale

A prática como a conhecemos hoje foi atualizada pela Morrnah Nalamaku. Antigamente as pessoas se reuniam para que cada um abordasse como enxergava determinado problema e entender como poderiam resolvê-los juntos. 

Foi a partir desses encontros que a Morrnah percebeu que cada um poderia curar seus próprios problemas e consequentemente também o dos outros. Através da limpeza das crenças limitantes e memórias que habitam nosso inconsciente.

Os dizeres: eu te amo, sinto muito, me perdoe e obrigado, são o que fazem com que essa limpeza seja realizada. Sim, apenas com essas 4 frases é possível curar e remover crenças e memórias que estão armazenadas em nosso inconsciente.

Como funciona 

Ao contrário do que muitos pensam, o ho’oponopono não é uma prática religiosa. A intenção dele na verdade é que você possa assumir a responsabilidade diante das mais diversas situações que acontecem em sua vida. 

Tudo aquilo que ocorre a nossa volta é uma projeção das nossas memórias que estão armazenadas em nosso subconsciente. Somos responsáveis pelas situações que vivenciamos diariamente, mesmo que essas situações ocorram de forma indireta, como uma briga, por exemplo.

Por mais que você não conheça ou saiba os motivos de uma briga que ocorre próximo a você, ela também é responsabilidade sua. De alguma forma algo dentro de você está contribuindo para tal situação, assim você tem a oportunidade de curar essa memória. Por isso, nessas situações é interessante praticar o Ho’oponopono para que essa memória possa ser limpa e você possa se sentir mais leve e perdoado. 

E esse é grande objetivo da prática, buscar a cura interior através do perdão.

Benefícios da prática

Os benefícios de praticar o ho’oponopono são diversos e abrangem todas as áreas de nossa vida. Sendo as principais:

Autoconhecimento;
– Regeneração das memórias celulares;
– Equilíbrio emocional;
– Harmonia dos relacionamentos interpessoais;
– Alívio da ansiedade e estresse;
– Desenvolvimento da responsabilidade.

Esses benefícios podem ser percebidos desde a primeira vez, se conseguir absorver e liberar todo o amor incondicional para ser transformado. Além disso, esses benefícios não se limitam apenas a quem o prática, ao praticar você está fazendo bem a si e também ao outro. 

 

Como praticar ho’oponopono

O ho’oponopono é simples e poderoso, e pode ser praticado por qualquer pessoa. Independentemente da idade, religião ou estilo de vida, todos podem começar a praticar.

Porém, é importante que você compreenda o que está por trás de cada frase, para que você absorva e sintonize a frequência dessa prática. Cada uma delas carregam um significado, que precisa ser profundamente compreendido para que funcione.

  • Eu te amo: é o reconhecimento da sua capacidade inesgotável de amar, o momento em que você reconhece a sua verdade, quem você verdadeiramente é.
  • Sinto muito: desperta a consciência de toda a sua existência, do caminho que percorreu ao chegar até aqui. Não se trata de desculpar por consequência de uma culpa, e sim porquê compreende a sua existência e a sua responsabilidade pelas coisas que acontecem.
  • Me perdoe: O segredo do perdão é perdoar a si mesmo, dessa forma você também estará enviando perdão ao outro e o mais essencial, estará curando o seu inteiror.
  • Obrigado: é a expressão da gratidão em sua forma mais pura. A oportunidade de transmutar e liberar tudo aquilo que vem lhe prendendo.

Uma dica para que você de fato consiga absorver o poder que cada frase carrega é através da meditação Frases de Poder, disponível no Zen app.

Além de sintonizar a sua frequência com a do ho’oponopono, também é uma excelente forma de começar a praticar e já começar a sentir os benefícios!

FRASES DE PODER [PRATICAR AGORA]

tela da meditação Frases de Poder do Zen app

Depois que estiver mais familiarizado com a meditação e com a intenção de cada frase, experimente praticar a Oração do ho’oponopono.

Uma oração poderosa, guiada e perfeita para você transformar em um hábito!

ORAÇÃO DO HO’OPONOPONO [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada Oração do Ho'oponopono do Zen app

Enquanto estiver praticando você pode falar as frases em voz alta, baixa ou apenas em pensamento.

A quantidade de repetições é algo particular, mas quando o praticamos em forma de meditação se torna algo natural e confortável para a grande maioria das pessoas.  

Lembre-se que o que importa é a sua intenção e vontade de limpar as memórias que habitam o seu inconsciente, contribuindo assim para que a gente viva em um mundo mais harmonioso.

Aproveite para baixar o Zen e praticar essas e outras meditações guiadas, programas e trilhas de cura, equilíbrio emocional e autoconhecimento! Disponível para iOS e Android.

About the author

Fabiana Paixão

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar