Relaxar e aproveitar um bom sono pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas. A dificuldade para dormir quando frequente pode causar irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e em alguns casos até depressão.

Mas e como conseguir dormir mesmo quando a mente está a todo vapor? No post de hoje você vai aprender 6 dicas que vão te ajudar a dormir.

Como o sono contribui para a qualidade de vida

Todo mundo tem consciência de que uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e nutrir bons hábitos contribuem diretamente para a saúde, mas e o sono?

Quando acordamos atrasados, no “susto” ou não conseguimos descansar direito, isso reflete durante todo o nosso dia. É nesses momentos em que a dificuldade de concentração, tensão muscular, ansiedade, estresse e diversas outras reações surgem. 

Ter uma noite de sono restauradora é essencial para a nossa saúde. Cerca de 73 milhões de brasileiros tem dificuldade para dormir. Essa dificuldade além de prejudicar o rendimento de modo geral, também deixa o corpo mais suscetível a doenças.

6 dicas para dormir profundamente

Se você tem alguma dificuldade para dormir, experimente praticar alguma dessas 10 dicas que vão te ajudar a ter uma noite de sono maravilhosa.

 

1 – Escute uma playlist relaxante

Crie uma playlist com músicas tranquilas e que te ajudem a relaxar. Dê play ao chegar em casa e vá curtindo enquanto faz outras coisas em casa. 

A simples tarefa de deixar uma música tocando irá fazer com que você consiga ir relaxando aos poucos e se desligando de alguma preocupação.

2 – Crie um ambiente acolhedor

O seu quarto deve ser um local acolhedor, onde você entra e se sente confortável. Por isso, evite trabalhar dentro do quarto ou fazer atividades que não estejam relacionadas com esse ambiente. 

Se possível, decore com objetos que goste e procure por cheiros que possam despertar tranquilidade através da aromaterapia. 

3 – Escreva o que está pertubando a sua mente

Não consegue tranquilizar os pensamentos? Escreva em uma folha de papel tudo o que passa pela sua mente, sem filtros e sem se preocupar se está certo ou errado. 

Essa atividade serve para ajudar a aliviar a ansiedade e os pensamentos excessivos. Depois, rasgue o papel e jogue-o fora. 

4 – Pratique técnicas de respiração

A respiração é uma excelente aliada quando o assunto é relaxar e aliviar as tensões. A respiração consciente traz inúmeros benefícios para a vida, principalmente quando utilizada a técnica corretamente. 

Aprenda algumas técnicas de respiração que vão ser úteis em ajudar a aliviar o estresse e relaxar. Essas técnicas também podem ser aplicadas em qualquer outro momento e não apenas na hora de dormir.  

5 – Vá para cama sempre no mesmo horário

Acostume o seu corpo a seguir uma rotina, para que ele se habitue a desacelerar para que você consiga dormir profundamente. 

Determine um horário para dormir e tente segui-lo diariamente. Se você trabalha em turno ou não consegue dormir sempre no mesmo horário, não tem problema. Crie uma rotina com as dicas desse post e adeque a sua realidade. 

6 – Experimente meditar um pouco

Se você sofre com insônia ou tem muita dificuldade para dormir, meditar pode ser a solução. 

A meditação tem inúmeros benefícios e pode ser eficaz no tratamento de transtornos do sono como a insônia. Ao praticar uma meditação em que o objetivo é ajudar a dormir melhor, é possível perceber sua eficácia desde o primeiro momento. 

Baixe grátis em seu celular o app de meditação Zen e pratique a “Jornada do Sono Profundo”. Esse é um programa exclusivo para aqueles que querem ter um sono restaurador e tranquilo. 

JORNADA DO SONO PROFUNDO [Começar Hoje]

tela do programa "Jornada do Sono Profundo" para dormir melhor

O programa tem 9 meditações guiadas na voz da Amanda Schultz, para você ouvir uma a cada noite.

Ao final do programa a sua relação com o sono terá mudado, se sentindo mais disposto sempre que acordar. 

Gostou das dicas para dormir melhor? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais.