Equilíbrio Emocional

Dicas práticas para você elevar a autoestima

mulher negra sorrindo com a autoestima elevada
Written by Fabiana Paixão

Na teoria até compreendemos o que é autoestima e como ela é importante para a nossa vida, mas raramente nos ensinam algumas formas de como melhorar.

Se você estava procurando por um guia ou um passo a passo prático e simples para ajudar a elevar a autoestima, você acaba de encontrar.

Como elevar a autoestima

O processo de elevar a autoestima deve ser praticado diariamente, pois é uma construção constante. Você irá perceber que há dias que será mais fácil e outros que não serão tão fáceis assim e tudo bem.

O importante é não desistir de fazer algo extremamente essencial para si!

Vamos compartilhar dicas práticas e simples para te ajudar e com o tempo você também descobrirá novas formas de permitir que a sua autoestima esteja sempre elevada. 

Equilibre as suas expectativas

Na vida tudo é questão de equilíbrio, o excesso não nos faz bem. Ao longo da vida criamos diversas expectativas sobre várias coisas. Sobre o nosso emprego, nosso relacionamento, nossos amigos e familiares e por aí vai.

Acontece que o excesso de expectativas gera uma frustração tão grande que pode desencadear em uma crise de ansiedade. Principalmente quando as expectativas que criamos são sobre nós mesmos.

Colocar pressão sobre si e sobre como você deveria agir para ter aceitação dos outros, prejudica gravemente a autoestima. É preciso buscar um equilíbrio, dando menos importância para algumas expectativas.

Algumas vezes o nosso pensamento está tão condicionado a duvidar de nós mesmos e da nossa capacidade, que pode ser difícil pensar em nossas qualidades. Nessa situação, você pode ouvir a meditação guiada Autoestima Elevada, disponível no Zen. Tenho certeza que ela irá te ajudar a melhorar a sua autoestima. 

AUTOESTIMA ELEVADA [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada autoestima elevada do zen app para elevar a autoestima

Se rodeie de pessoas incríveis

As vezes estamos rodeados de pessoas tóxicas que só sabem nos colocar cada vez mais para baixo, prejudicando a nossa autoestima. Essas pessoas podem ser familiares, colegas de trabalho, amigos…

Faça uma avaliação sobre como as pessoas ao seu redor tem tratado você, como elas enxergam a pessoa que você é. Como as pessoas nos enxergam acabam influenciando no olhar que temos sobre nós mesmos.

Comece a se rodear de pessoas incríveis, que sabem fazer uma crítica construtiva e que também ajudem você a se enxergar de uma maneira diferente.

Olhe para você com mais amor

Para que a gente comece a se olhar de maneira diferente precisamos nos conhecer. Quando a gente não se conhece, não conseguimos identificar quais são os nossos pontos fortes e fracos.

O autoconhecimento é importantíssimo para que todas essas dicas funcionem. A meditação, por exemplo, tem a capacidade de auxiliar você nesse processo. Experimente praticar a meditação guiada para Auto Investigação.

Reconheça os seus pensamentos e sentimentos, saiba como lidar com eles e como eles tem surgido em sua vida. Certamente você terá uma experiência enriquecedora.

AUTO INVESTIGAÇÃO [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada auto investigação do zen app para elevar a autoestima

Aproveite o momento para baixar o Zen App. Nele você encontra diversas meditações guiadas que vão te ajudar no processo de elevar a autoestima, aliviar a ansiedade, vencer a insônia e o mais importante: ajudar você a conhecer a si mesmo. Disponível para iPhone e Android.

Leia também: 10 coisas para você fazer quando se sentir incapaz

About the author

Fabiana Paixão

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar