Meditação

Descubra como a meditação e o Zen App podem mudar a sua rotina para melhor

Written by Zen App

O que você pensaria se soubesse que uma das melhores técnicas de estudo experimental para aumentar os níveis de felicidade e bem-estar não foi descoberta em nenhuma clínica ou laboratório de última geração, mas no pico de uma montanha, há mais de 4 mil anos?

A meditação é uma prática aparentemente simples, mas capaz de mudar a relação das pessoas com seus próprios pensamentos e emoções. Os benefícios são cientificamente comprovados e podem melhorar a vida profissional e pessoal do praticante.

Neste post, você vai conhecer a meditação de perto e entender como o ZenApp pode ajudar a introduzir essa poderosa prática em sua rotina. 

A meditação

Apesar de já ser praticada há milênios, os efeitos da meditação sobre a vida de seus praticantes só começou a ser estudada e compreendida como um “treinamento mental” nos tempos atuais. Para alguns estudiosos, a prática muda a estrutura cerebral e pode ser usada como terapia complementar para muitas condições médicas, sendo capaz até de dispensar a necessidade de medicamentos como antidepressivos e calmantes. 

Por esses motivos, a meditação pode ser compreendida como um exercício interior, ou até mesmo um momento de concentração voltado para a conquista do equilíbrio emocional.

Essa técnica inclui uma imensa variedade de práticas que procuram “educar” a mente, desenvolvendo habilidades para que os praticantes consigam garantir autoconhecimento e conviver melhor com si mesmos e as outras pessoas.

A meditação é uma prática espiritual?

Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação não é uma prática mística ou religiosa. Não há nada mágico ou misterioso em sua abordagem, apesar de poder ser acessada sem mecanismos da ciência.

Sendo assim, a meditação pode tanto ser usada quanto por um cientista que procura apurar seu foco e concentração quanto por um monge budista, que deseja desenvolver sua compaixão e equilibrar ainda mais o seu campo emocional.

Como meditar?

Existem várias práticas e modalidades de meditações com propósitos diferentes. No entanto, os critérios mais comuns para caracterizá-las são o uso de uma técnica claramente definida, redução do nível de pensamentos lógicos, foco no relaxamento muscular e psíquico.

Para trabalhar a mente e o corpo, também é requisitado que qualquer prática meditativa exerça um trabalho em conjunto, que envolva a respiração, postura e concentração do praticante. Os iniciantes podem contar com a facilidade das meditações guiadas, que contam com um guia para fornecer as orientações necessárias no decorrer do processo.

Para isso, não é preciso muito esforço: um ambiente tranquilo, um pouco de persistência e apenas 15 minutos sem interrupções já são suficientes para perceber uma vida com cada vez mais presença, leveza e felicidade.

Benefícios da prática da meditação

A meditação é uma excelente prática para quem sofre de com preocupações excessivas ou alguns males psicológicos, como a ansiedade, depressão e insônia, mas também para quem busca se conhecer melhor. Seus principais benefícios são:

Melhora a saúde física

Parece inacreditável, mas a ciência já comprovou que a prática frequente da meditação fortalece o sistema imunológico, reduz o nível e intensidade de dor (tanto em pessoas saudáveis quanto doentes) e até potencializa a proteção do corpo contra inflamações, ajudando a superar e prevenir os efeitos causados por diversos tipos de doenças.

Desenvolve a concentração

Por mais que pareça que você não está fazendo absolutamente nada além de relaxar, meditar é como exercitar a sua atenção. Isso fortalece a resistência do seu foco, e, consequentemente, aumenta os níveis de produtividade.

Essa potencialização cognitiva tem influência comprovada na melhora da concentração, capacidade de realizar diversas atividades ao mesmo tempo e até mesmo no fortalecimento da memória e habilidade para se lembrar de detalhes vistos/estudados antes.

Aumenta os níveis de felicidade

A redução do estresse é um dos principais objetivos buscados pelas pessoas que procuram praticar a meditação pela primeira vez. E não é à toa: a prática favorece a construção de uma postura mais positiva e altruísta. Alguns tipos de meditações também podem desenvolver a inteligência emocional e reduzir o sentimento de solidão.

O resultado? Maior controle de vícios como o alcoolismo e o tabagismo (mesmo quando a pessoa não está tentando parar) autonomia emocional e prevenção de doenças causadas pelo desequilíbrio mental.

Muda o cérebro (para melhor!)

Assim como os exercícios físicos tonificam o corpo, a meditação também modifica o modo de pensar e de agir.

Um estudo publicado pela Science Direct constatou um aumento da massa cefálica em áreas relacionadas ao autocontrole e criação de pensamentos positivos em pessoas que meditam. As consequências diretas para o praticante são um aumento do nível de bem-estar pessoal e a capacidade de se manter a calma, mesmo em situações difíceis.

O Zen

Zen é um aplicativo disponível para AndroidiOS, cuja missão é promover um o equilíbrio emocional por meio de diversas ferramentas, como meditações, mantras, sons binaurais, frequências sonoras relaxantes ou qualquer outra técnica que seja realmente efetiva para o usuário.

Essa variedade de opções é importante porque cada pessoa é única, e o que funciona para uma pode não ser eficaz para a outra. Sendo assim, a ferramenta procura mesclar culturas, filosofias e técnicas para que os usuários possam se descobrir por conta própria.

Para iniciantes, o aplicativo deve servir como um guia na jornada de autoconhecimento. Quem pratica a meditação há mais tempo, por outro lado, pode conhecer novas práticas e ferramentas para potencializar os efeitos positivos que já encontrou.

Como funciona

O aplicativo é dividido em cinco categorias: 

  1. reflexões: é composta por frases de motivação, sucesso, superação, inspiração e reflexão. O usuário pode selecionar suas favoritas e compartilhá-las nas redes sociais;
  2. relaxe: essa seção possui vídeos, cursos, programas de cura, músicas e áudios agradáveis. Cada um deles possui um propósito diferente, como relaxamento, conexão interna, cura para a insônia, etc.
  3. meditações: é possível encontrar áudios de meditações guiadas para diversos objetivos: dormir bem, focar nos estudos, se libertar do passado, aliviar a ansiedade, etc.
  4. humor: por meio de um gráfico de emoções, é possível registrar os picos de humor do usuário. Dessa forma, ele pode registrar o modo como se sente a cada dia e receber um conteúdo único de acordo com seu humor;
  5. perfil: no perfil do usuário, é possível acompanhar a média de suas emoções registradas e observar o progresso feito com as meditações.

As reflexões e meditações também estão disponíveis em inglês e espanhol para usuários estrangeiros ou simplesmente para aqueles que desejam conhecer e praticar outro idioma. 

Por fim, é possível afirmar que o Zen abre portas para que todos tenham uma vida cada vez mais feliz. Todas as ferramentas disponíveis no aplicativo buscam ajudar os usuários a encontrar a verdadeira felicidade, que está dentro de cada um.

Se você deseja conhecer esse universo de oportunidades, não deixe de baixar a ferramenta para começar a meditar agora mesmo!

About the author

Zen App

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar