Ansiedade Equilíbrio Emocional

Como lidar com a ansiedade (dicas de alguém ansioso)

mulher com as mãos para cima sem entender como lidar com a ansiedade
Written by Fabiana Paixão

Como lidar com a ansiedade quando não sabemos exatamente o que está acontecendo? Cada pessoa experiencia a ansiedade de uma forma diferente, mas existem algumas formas que podem ajudar a lidar de uma maneira mais leve.

No post de hoje vou compartilhar dicas que me ajudaram em como lidar com a ansiedade e que também podem te ajudar. Continue lendo!

O que é ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do nosso corpo, que nos ajuda a nos manter alerta. Quando frequente, a ansiedade pode desencadear em ataque de pânico, preocupação excessiva e outros transtornos de ansiedade.

O grande “X da questão” sobre como lidar com a ansiedade é que ela possui alguns sintomas físicos, comportamentais e cognitivos que podem ser difíceis de identificar em um primeiro momento.

Nem toda pessoa ao estar ansiosa vai ser passar por suor em excesso ou sensação de taquicardia (coração acelerado), por exemplo.

No meu caso, a ansiedade sempre se manifesta como um grande bloqueador, que faz com que eu fique com as pernas inquietas e meus pensamentos sempre comecem com: “e se”, “será que” ou “como vou”.

Sintomas comuns de ansiedade

Conhecer os sintomas também ajuda você a identificar e entender como lidar com a ansiedade quando ela acontecer.

Os sintomas que ocorrem ou precedem um momento de ansiedade são:

  • Fadiga;
  • Sudorese;
  • Inquietação;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Medo constante;
  • Síndrome do impostor;
  • Palpitações,
  • Preocupação excessiva;
  • Tremores e etc.

Dicas de como lidar com a ansiedade

Agora que você já sabe um pouco mais sobre e os sintomas, vou compartilhar algumas dicas que me ajudam em como lidar com a ansiedade de forma mais leve. Vamos lá?

1 – Técnicas de respiração

Diante de um momento de ansiedade o que mais me ajuda a manter a tranquilidade são as técnicas de respiração.

A respiração também tem a função de conectar o corpo e a mente. Ao aprender novas maneiras de respirar, conseguimos relaxar, desenvolver a concentração e enfim, aliviar a ansiedade.

Uma das técnicas que mais gosto e que me ajuda em como lidar com a ansiedade é a “respiração igual”, também conhecida como “respiração quadrada” ou “Samavritti Pranayama”. É uma técnica simples e eficaz diante dos momentos de ansiedade.

SAMAVRITTI PRANAYAMA [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada Samavritti Pranayama do Zen app para ajudar em como lidar com a ansiedade

2 –  Escrever

Escrever é uma das formas que encontrei para conseguir lidar melhor com os meus pensamentos. Através da prática consigo reduzir os questionamentos e aliviar a preocupação excessiva que por vezes me impede de conseguir fazer algo.

Experimente colocar tudo que está sentindo e pensando em uma folha de papel. Não se preocupe com a coerência e nem com a coesão. Apenas coloque no papel tudo aquilo que está atormentando a sua mente e veja como isso irá lhe deixar mais leve.

3 – Meditação

Sim, a meditação me ajudou e continua me ajudando em como lidar com a ansiedade. Eu consigo hoje ter maior clareza sobre o porque algumas coisas são gatilhos para a minha ansiedade.

Através da prática também passei a me conhecer melhor e a compreender os meus sentimentos. Existem inúmeras formas de meditação e o interessante é que você descubra qual a que se adequa a você e ao seu estilo de vida.

Por conta da minha rotina, eu gosto muito de utilizar um aplicativo de meditação chamado Zen. Ele possui diversas meditações guiadas, além de ferramentas que auxiliam no equilíbrio emocional e desenvolvimento pessoal.

Uma das minhas meditações favoritas do app é a “Alívio da Ansiedade“, que é guiado na voz da cofundadora do app, Juliana Goes. É uma meditação guiada bem tranquila e que é capaz de nos acolher, diante dos turbilhões que podem nos acometer quando estamos ansiosos.

ALÍVIO DA ANSIEDADE [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada alívio da ansiedade do zen app para ajudar em como lidar com a ansiedade

Se você tem tido crises constantes de ansiedade, além das dicas acima é importante que você busque por ajuda. Procurar um psicólogo e iniciar uma terapia irá fazer muito bem a sua vida.

Além do mais, apenas um profissional capacitado é capaz de identificar se você realmente tem crises de ansiedade, ansiedade generalizada ou qualquer outro transtorno mental.

Lembre-se: cuidar da nossa saúde mental também deve ser uma prioridade!

Baixe o Zen!

O Zen é um excelente aplicativo de meditação em português, com meditações também em inglês e espanhol.

São várias meditações guiadas, programas exclusivos para os mais diversos objetivos, além de mantras poderosos, trilhas relaxantes e muito mais! 

Aproveite para baixar grátis agora! Disponível para Android e iOS.

About the author

Fabiana Paixão

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar