Bem-estar Equilíbrio Emocional

Como equilibrar a vida pessoal e profissional? Descubra aqui!

mulher encontrando o equilíbrio da vida pessoal e profissional
Written by Zen App

A falta de divisão da vida pessoal e profissional é um problema capaz de afetar a rotina e deixá-la desequilibrada. Assim, dar atenção demais apenas para as questões pessoais pode interferir no pagamento das contas no final do mês, bem como no seu crescimento profissional e no seu rendimento no trabalho.

Por outro lado, se você é aquela pessoa que coloca o trabalho em primeiro lugar e está sempre ocupada com as tarefas e os problemas da sua função, acabará com sintomas de estresse e de ansiedade.

Portanto, encontrar um equilíbrio é essencial para que você mantenha um bom rendimento no trabalho sem acabar com a qualidade de vida. Quer saber como fazer isso? Continue acompanhando o post para conferir as dicas!

Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo dessa jornada é desenvolver o autoconhecimento. Assim, você aprende a definir o que é melhor para a sua vida, passa a tomar decisões melhores e começa a perceber quando algo não está mais fazendo bem.

Existem algumas técnicas que auxiliam nesse desenvolvimento do autoconhecimento, como a meditação. Essa prática ajuda não somente a se conhecer melhor, como também a reduzir o estresse e a aprender a lidar com seus próprios sentimentos e problemas.

Tenha objetivos claros

Uma vez que já está caminhando para o autoconhecimento, você se torna capaz de definir quais são, separadamente, os objetivos para a sua vida pessoal e profissional. Por exemplo:

  • pessoal — praticar exercícios 3 vezes por semana, dormir melhor, tirar mais tempo para cuidar de si;

  • profissional — crescer dentro da carreira, guardar dinheiro, fazer um curso de aperfeiçoamento.

O ideal é definir objetivos de curto e de médio prazos. Além do mais, eles devem ser claros e estarem de acordo com o momento em que você está vivendo e com o que deseja para o futuro.

Defina suas prioridades

Em seguida, já é possível estabelecer quais são as suas prioridades — levando os objetivos em conta, é claro! Ou seja, se você deseja guardar um dinheiro para uma viagem ou para realizar algum tipo de investimento, a sua prioridade deve ser evitar gastos supérfluos.

Se a questão é ter mais tempo para si, você deve focar em separar a vida pessoal da profissional, isto é, se desligar do trabalho nos momentos que não são apropriados — como em um almoço familiar. Portanto, não existe uma só prioridade e, sim, uma ou outra dentro de cada âmbito.

Além disso, é imprescindível pensar nas tarefas do agora. Por exemplo: se você tem projetos para terminar dentro da área profissional, é essencial que priorize sempre os mais urgentes. Só assim poderá ir para casa com a consciência tranquila, sabendo que cumpriu os seus deveres — e, portanto, está livre para curtir a vida pessoal.

Faça um planejamento

A organização das atividades do dia a dia serve para não deixar tudo para a última hora e acabar ficando com um monte de tarefas urgentes de casa e do trabalho acumuladas. Para evitar essas situações, tenha uma agenda e separe um tempo para planejar a sua rotina. Assim, você estabelece o que precisa ser feito e não se esquece de nada.

Como você pôde ver, saber equilibrar a vida pessoal e profissional é uma tarefa fundamental para alcançar a satisfação nos dois âmbitos. Dessa maneira, você não se sobrecarrega, cresce e se aperfeiçoa dentro da sua área profissional e, ainda, cuida da sua saúde física e mental sem peso na consciência!

Gostou de descobrir um pouco mais sobre como alcançar o equilíbrio da vida pessoal e profissional? Então, compartilhe este post agora mesmo com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a alcançarem a satisfação plena!

About the author

Zen App

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar