É certo que em algum momento, assim como eu, você já deve ter perdido o autocontrole no trabalho. Pode ter estourado com alguém, ficado extremamente irritado ou simplesmente pode ter tido uma crise de choro, por exemplo. Entretanto, quando isso acontece com frequência pode prejudicar e muito a qualidade de vida

O autocontrole é extremamente importante para que você consiga se manter em equilíbrio para lidar com as adversidades do dia a dia.

Para saber como manter o autocontrole no trabalho e levar uma vida mais leve e tranquila, continue lendo!

Como manter o autocontrole no trabalho

Situações difíceis abalam o nosso emocional, mas saber como manter o autocontrole pode ser essencial para conseguir retomar a calma e o equilíbrio necessário para lidar com essas adversidades. 

Confira agora 5 dicas que vão ajudar você a manter o autocontrole no trabalho! 

1 – Organização

Procure manter o seu ambiente de trabalho sempre organizado. Essa atitude contribui para que você não venha a se estressar por não encontrar algo. Além disso, organizar os itens referentes ao trabalho também dará a você a sensação de que está tudo bem. Se estiver muito confuso, comece a organização pelas coisas que mais usa no seu dia a dia e dedique alguns minutos por dia para ir organizando. 

2 – Pequenas Pausas

Mesmo com uma lista gigantesca de afazeres, é importante que você faça pequenas pausas de 5 a 10 minutos, se possível. Vá ao banheiro, tome água, ande pelo seu local de trabalho, enfim, se distraia por alguns minutos.

Muitas vezes, essa simples atitude pode ajudar você a ter um insight ou conseguir resolver algum problema que antes você não estava conseguindo. 

3 – Alongamento

Pode até parecer besteira, mas fazer um alongamento pode ajudar a ter mais controle sob si. Ao criar o hábito de se alongar, você alivia pequenas tensões que pode estar sentindo, além de ser um momento de respiro para a mente.

Sem contar que, dependendo do tipo de alongamento que for possível fazer no seu trabalho, você se sentirá mais disposto e relaxado. 

4 – Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é algo extremamente importante. Através do autoconhecimento você desenvolve a segurança necessária sob si mesmo. Irá reconhecer as suas emoções e o mais importante, irá saber lidar com elas. Desenvolvendo assim o equilíbrio emocional tão necessário nos dias de hoje. 

Essa é uma dica essencial para você que está em busca de manter o autocontrole no trabalho. Uma das formas de desenvolver o autoconhecimento é através da meditação. 

5 – Atenção Plena

A ansiedade pelos próximos passos e o estresse podem fazer com que a nossa mente fique sobrecarregada. A consequência disso é que não conseguimos de fato ter a concentração e a clareza mental necessária para executar as tarefas do dia a dia. 

Para conseguir executar as tarefas com qualidade e sem se sobrecarregar é necessário desenvolver a atenção. 

A atenção plena, também conhecida como mindfulness, é uma prática que auxilia no desenvolvimento do autocontrole e também a manter a nossa mente no momento presente. 

Experimente fazer o “Programa de Atenção Plena” disponível no Zen app. Esse é um programa completo que ajuda você a ter mais momentos de presença e tranquilidade em sua vida. 

Atenção Plena em 8 Semanas [Começar hoje]

tela do programa "Atenção Plena em 8 semanas" do zen app para ajudar a manter o autocontrole no trabalho

Aproveite e baixe grátis o Zen!  São centenas de conteúdos e programas exclusivos para ajudar você no seu desenvolvimento pessoal. Disponível para iPhone e Android