Meditação

7 dicas simples para começar a meditar

mãos de uma moça fazendo o mudra apana para começar a meditar
Written by Zen App

Você já quis começar a meditar, mas se deparou com alguma dificuldade e não conseguiu praticar mais? Tem interesse, mas ainda não se sente preparado ou confiando?

Começar a meditar pode ser um desafio para algumas pessoas, mas existem algumas dicas que tornam esse processo leve. Para descobrir, continue lendo!

Dicas para começar a meditar

A simples intenção de querer começar algo que irá fazer bem para você e ajudará no seu processo de autodesenvolvimento já é um grande passo. Porém, para algumas pessoas apenas a intenção de querer não é o suficiente para começar.  Sendo assim, escolhemos 7 dicas que vão ajudar você a iniciar a sua jornada!

1 – ESCOLHA UM HORÁRIO CONVENIENTE
A meditação é essencialmente um momento focado no relaxamento, logo, é necessário que seja praticada de acordo com sua conveniência. Reserve um horário em que você não seja interrompido e que estará livre para relaxar e apreciar o momento. Uma dica de horário é o nascer ou o pôr do Sol, tempo em que a natureza transita entre o dia e a noite.

2 – PROCURE UM AMBIENTE QUIETO
Além do horário, o local a ser escolhido para sua meditação também é importante. Busque um ambiente onde você não será importunado e onde não tenha barulho. Quanto mais silencioso e calmo o local, mais prazerosa será sua meditação.

3 – SENTE-SE EM UMA POSIÇÃO CONFORTÁVEL
A posição com a qual você senta é outro fator importante. Certifique-se de que esteja confortável, relaxado, com a coluna ereta. Relaxe a tensão dos ombros e do pescoço e mantenha os olhos fechados durante todo o processo.

Sentar-se na posição de Lotus, não é necessário, apesar de ser uma posição comum na meditação. O importante mesmo é estar confortável e estável.

4 – CERTIFIQUE-SE DE ESTAR COM O ESTÔMAGO VAZIO
Outra boa hora para fazer sua meditação é antes das refeições; se o fizer após a refeição, pode cochilar durante a meditação, uma vez que o metabolismo concentra toda a energia para fazer a digestão.

Não é necessário ficar com muita fome para meditar, pois a mente ficará pensando em comida, mas, o ideal é estar relativamente de estômago vazio, por exemplo, em torno de uma ou duas horas após uma refeição.

5 – RESPIRE PROFUNDAMENTE
 Respirar é algo essencial no processo de preparação para a meditação. Respire, inspire e expire. Isto irá ajuda a manter o ritmo cardíaco, além de guiar a mente para um estado de paz.

6 – ATENTE PARA MANTER UM LEVE SORRISO NO ROSTO
Parece ser bobagem, mas preocupar-se em manter um sorriso no rosto fará com que você, inconscientemente sinta-se mais satisfeito de modo geral, além de relaxar a mente, ficar em paz e melhorar a sua experiência de maneira geral ao longo da meditação.

Essa também é uma forma de relaxar os músculos do rosto que, de maneira inconsciente, por ficar sério pode acabar ficando tenso.

7 – ABRA OS OLHOS DE FORMA LENTA E SUAVE
Ao finalizar a meditação, não se apresse em abrir os olhos. Comece a se mover de maneira suave e devagar. Abra-os de forma calma e gradualmente, dando um tempo para voltar à consciência tanto de si, quanto em relação ao ambiente à sua volta.

Seguindo essas dicas você irá perceber que a meditação é muito mais simples do que se imagina e se manter na prática será de maneira natural.

E para ajudar ainda mais nessa jornada de começar a meditar, baixe o Zen. Toda semana nossa equipe disponibiliza novas meditações guiadas em português, inglês e espanhol. Comece a sua jornada agora mesmo! Disponível para Android e iPhone.

Aproveite para ler Meditação para Concursos: 4 benefícios que você precisa saber. 

About the author

Zen App

Leave a Comment

Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

Descubra seu lado Zen!

Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
Faça parte de nossa lista VIP!

Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

Compartilhar